ANO: 26 | Nº: 6573
12/06/2020 Região

Prefeitura de Candiota investiga possível caso de contaminação de Covid-19

Foto: Bruno Tolfo/Tribuna do Pampa

O Comitê de Operações Emergenciais (COE)  de Candiota está investigando a ligação uma mulher que possui ligações com um caso confirmado de Covid-19 em Hulha Negra. O órgão está em alerta e busca a pessoa que teve o contado com a situação no município vizinho. Por enquanto, segundo divulgado, a possível contaminada não foi encontrada para a realização do exame.

De acordo com a enfermeira Ariadne Meira, responsável pelo COE candiotense, desde que foi constatada a ligação da pessoa com o caso de Hulha Negra, imediatamente o órgão entrou em alerta e iniciou um processo de investigação. “Iniciamos com uma investigação de datas e pedimos o exame de forma oficial ao Estado para ver que dia houve a confirmação. Com isso, chegamos a conclusão que de fato é uma pessoa que circulou bastante por Candiota no período apontado”, assinalou.

A partir deste trabalho de investigação, segundo Ariadne, já se identificou até o momento cerca de 10 pessoas que tiveram contato com o paciente em Candiota, que já estão em isolamento. “As que tiveram um contato mais próximo já estamos coletando material para o exame PCR laboratorial e as demais vamos realizar testes rápidos no tempo devido”, disse.

A enfermeira salienta que  o exame de Hulha Negra foi digitado no sistema no dia 9 de junho e deve ter sido realizado uns quatro dias antes. Ela ressalta que a informação inicialmente apurada é de que a mulher teria viajado para Ijuí, mas acredita que a pessoa já está sabendo da contaminação e se isolou em uma área rural do município. “Ainda não conseguimos contato com a pessoa”, relata.

O prefeito Adriano dos Santos afirmou que, imediatamente ao ser comunicado pelo COE da situação, ordenou que não se medisse esforços para se ter o controle da situação. “Nossas equipes do COE e da Secretaria de Saúde, sempre muito atentas, estão trabalhando intensamente dentro do que determina todos os protocolos, já estamos inclusive com quatro plantonistas trabalhando para apurar todas as informações”, falou ao afirmar que aguarda mais informações técnicas para dar seu posicionamento oficial à população.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...