MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comitê de Enfrentamento à Estiagem deve avaliar racionamento após últimas chuvas

Publicada em 13/06/2020
Comitê de Enfrentamento à Estiagem deve avaliar racionamento após últimas chuvas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alguns trechos, como o Passo do Onze, tiveram o trânsito impossibilitado pelo excesso de água

Após um mês de maio chuvoso, junho chegou batendo a média histórica de precipitações do mês. Somente nas últimas 24 horas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 82,7 milímetros de chuvas. De acordo com as informações repassadas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto Bagé (Daeb), a média histórica de junho, que é de 84,7 mm, quase foi batida somente com os índices de chuva das últimas horas. O acumulado total do mês de junho, até o momento, já superou 111,5 mm.
Ainda não é possível calcular o efeito do acúmulo de precipitações nas barragens que abastecem o município. A última medição, realizada no dia 10 de junho, apontava a Sanga Rasa, a maior das três, com 6,15 metros abaixo do normal e o Piraí estava com um déficit de 4 m. Apenas a Emergencial estava com o nível normal. 
Através do setor de comunicação, a autarquia informou que, apesar da chuva causar um impacto muito positivo nas barragens, só será possível fazer uma medição mais precisa dos níveis nos próximos dias, já que o resultado depende da captação pluvial na área do entorno dos reservatórios. Até as 9h de ontem, a Sanga Rasa havia registrado 49 mm de precipitação, Emergencial com 60 mm de chuva e Piraí com 29 mm.
Para avaliar os reflexos da chuva nos reservatórios e no abastecimento da cidade, a comissão de enfrentamento à estiagem deverá se reunir para avaliar a situação do racionamento em Bagé na próxima semana.
O racionamento foi implantado em março, com 12 horas de duração. Em abril, o horário de desabastecimento foi estendido para 15 horas. Com o forte índice de precipitações em maio, que acumulou 177 mm durante o mês, o esquema de racionamento retornou para 12 horas e, assim, permanece desde então.
Importante lembrar que antes de maio, apenas o mês de janeiro havia registrado um acumulado satisfatório, com 152 mm. Os meses subsequentes apresentaram baixos índices de precipitação: fevereiro acumulou 32,7mm; março teve 11,4 mm de chuva e abril contou com 75,8mm.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br