MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Janelas e poesia serão atrações da Galeria de Arte Edmundo Rodrigues

Publicada em 13/06/2020
Janelas e poesia serão atrações da Galeria de Arte Edmundo Rodrigues | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exposição será aberta no dia 19 de junho

Janelas são paisagens da cidade. Através da diversidade, decoram ruas e as casas onde estão instaladas. Também podem ser interpretadas como obras de arte ou inspiração poética. E é essa nuance que vai estar na Exposição “Poesia na Janela”, de 19 de junho a 20 de julho, na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, localizada no Palacete Pedro Osório. A mostra é desenvolvida pelos membros do Movimento dos Escritores Bajeenses (MEB) e pela jornalista Fernanda Couto, criadora do projeto JanelasRS (@janelasrs). A visitação acontece das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, e é obrigatório o uso de máscaras.

Ao todo, são 60 fotos de janelas de Bagé e uma amostra da região, com exemplares de Candiota e Dom Pedrito. Em cada uma delas, os autores escreveram poesias que versam sobre a cidade, a vida, as sensações. As imagens foram captadas entre 2008 e 2020, inclusive com janelas que não existem mais ou foram modificadas, sendo não só um registro imagético, mas também histórico do patrimônio histórico bajeense.

As poesias são de autoria de Márcia Duro Mello, Severino Moreira, Valdomiro Martins, Ayeza Ferreira, Pedro Barcellos, Paccelli Zahler, Manoel Ianzer, Amanda dos Santos, Marilene Figueiredo Nunes, Eliege Moreira, Jaime Vivian Jr., Lúcia Oliveira, Cézar Palomeque, Fátima Fabiana, Magda Gehres e Mirta Oliveira. Todas as fotos são de Fernanda Couto.

JanelasRS

O projeto JanelasRS iniciou em 2019, nas redes sociais, a partir da criação de uma página no Facebook e uma conta no Instagram, onde são postadas fotos de janelas de diversos lugares do Rio Grande do Sul. Boa parte do acervo se concentra em Bagé, onde há uma grande diversidade de estilos de aberturas.

A idealizadora é a jornalista, pós-graduada em Comunicação e Política, Fernanda Couto. Ela atua profissionalmente como produtora e apresentadora de TV e tem nas janelas uma paixão. Todas as imagens são feitas a partir da câmera de um celular e não passam por edição.

A página JanelasRS, no Facebook e no Instagram, foi criada em 2019. Segundo a jornalista, os primeiros registros de fotos de janelas em viagens são de 2008. Mas ele só ganhou forma em 2018, quando Fernanda começou a postar as imagens em suas redes sociais pessoais e percebeu o interesse de seus contatos naquele tipo de postagem. Com a página, acredita que de alguma forma valoriza o patrimônio histórico das cidades, assim como trabalha a ideia de olhar para o caminho de forma mais atenta, apreciando o que nos cerca.

Movimento dos Escritores Bajeenses

O MEB foi criado pela poetisa, professora de Língua Portuguesa e patrona da Feira do Livro de Bagé 2016, Márcia Duro Mello. Em  2014 ela uniu um grupo de pessoas que desejavam agir em prol da cultura da cidade e disseminar, especialmente, a poesia, por acreditar que se trata de um gênero literário facilmente absorvido pelas pessoas. Atualmente é composto por 16 pessoas, entre moradores de Bagé e bajeenses que moram em outras cidades e participam remotamente.  “Desejávamos um grupo aberto a quem desejasse escrever ou ser um berçário de talentos. Coloquei o nome Movimento dos Escritores Bajeenses, pois a palavra movimento é muito significativa para nós, pois visa não estar parado, estar sempre buscando objetivos, traçando metas, ser dinâmico, ser moldável”, conta Márcia.

A atuação do MEB vai além das reuniões dos membros que o compõem. O grupo possui no currículo diversos saraus literários realizados em museus, órgãos públicos, universidades, entre outros; oficinas literárias em escolas públicas; além de publicações em revistas culturais de todo o país.

A ideia de trabalhar sobre o tema janelas, segundo a idealizadora do MEB, surgiu numa confraternização do grupo, quando alguém falou nesse assunto, o qual se tornou o tema de trabalho. O material ficou guardado até que um dia ela viu no Facebook as JanelasRS. “Quando vi as fotos e os trechos poéticos que escolhias para cada uma delas, veio a ideia de que poderíamos formar uma parceria cultural perfeita, visto que, também, o momento em que atravessávamos é a pandemia, na qual só resta para as pessoas, nas capitais, irem para a janela, a fim de observar o mundo lá fora. Não achei que uma brincadeira, no ano de 2018, fosse se concretizar de forma tão harmônica no ano de 2020”, reflete.

A Galeria

A Galeria de Arte Edmundo Rodrigues fica no Palacete Pedro Osório, um endereço histórico de Bagé. O espaço é mantido pelo poder público, faz parte da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. É dirigido pelo professor e jornalista Gilmar de Quadros.

Exposição em tempos de pandemia

Devido à pandemia do Novo Coronavírus, as exposições são adaptadas a esse período. Não existem mais eventos de inauguração. Aos visitantes é exigido o uso de máscara de proteção.

Acesse: facebook.com/janelasrs ou instagram.com/janelasrs

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br