MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto Anjos de Combate vai continuar no Mosquitão

Publicada em 15/06/2020
Projeto Anjos de Combate vai continuar no Mosquitão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeitura chegou a abrir parte do ginásio

Um projeto  social, denominado Anjos de Combate, desenvolvido no Ginásio Mosquitão, na zona Leste de Bagé, deve retomar as atividades quando houver permissão via decreto. O projeto desenvolvido pelo líder comunitário  e atual administrador do espaço, Júnior Augusto Silva Moraes, atende cerca de 70 crianças e jovens dos bairros Morgado Rosa, Prado Velho e Habitar Brasil.   

Na quarta feira, pais e alunos do projeto foram surpreendidos com um caminhão da Prefeitura, que desmanchou parte do ginásio Mosquitão para a colocação de pó de brita. Imediatamente a comunidade se mobilizou. De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Jorge Duarte, "a justificativa para armazenar o pó de brita é que o local seria mais perto da cascalheira, onde será usinado o asfalto”.

Segundo o coordenador do projeto, a mobilização foi realizada pelos pais. Ele informou que a situação foi resolvida e o espaço voltará a ser utilizado pelo projeto social. Moraes está administrando o local desde 2018, após o ginásio ser alvo de vandalismo, em 2014, quando foi interditado. Na época, vidros foram quebrados, arquibancadas e telhas arrancadas, banheiros incendiados e pichações feitas em várias partes da estrutura. Em 2016, a estrutura passou por uma reforma, depois de vários processos licitatórios sem interessados.

Na interdição, o espaço pertencia à Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), mas a responsabilidade foi passada para a então Secretaria Municipal de Educação (Smed), que finalizou a obra em novembro de 2016.

Durante o período, várias tratativas foram realizadas para que as atividades comunitárias voltassem ao prédio, que, por um período, foi habitado por moradores de rua e usuários de droga. Desde a interdição, várias tratativas foram anunciadas para a manutenção do local. Entre elas, a possibilidade de implantação de uma unidade da Brigada Militar, para evitar que outros episódios de vandalismo ocorressem. Também foi cogitada a possibilidade de realizar um trabalho social nos bairros do entorno do ginásio e a utilização do espaço para cursos de qualificação profissional.

Em junho de 2017, o Prefeito Divaldo Lara cogitou a possibilidade de transformar o ginásio Mosquitão no sexto Centro de Referência em Saúde. Mas, por enquanto, somente a comunidade utiliza o espaço.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br