MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Após quase três meses, vendas no varejo voltam a registrar variação positiva no RS

Publicada em 18/06/2020
Após quase três meses, vendas no varejo voltam a registrar variação positiva no RS | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Crescimento registrado foi de 1% em relação ao mesmo período de 2019

A Receita Estadual publicou, nesta quarta-feira, a 12ª edição do Boletim Semanal sobre os impactos da Covid-19 nas movimentações econômicas dos contribuintes de ICMS do Estado. O destaque dos principais indicadores econômico-fiscais do Rio Grande do Sul na última semana é a melhora no desempenho das vendas do varejo, que registrou o primeiro indicador positivo desde o final de março, sempre comparando a períodos equivalentes de 2019.

A publicação, disponível no site da Secretaria da Fazenda e no Receita Dados (portal de transparência da Receita Estadual), considera o período entre 16 de março, quando foram adotadas as primeiras medidas de quarentena pelo governo do Estado, e a última sexta-feira (12/6).

Conforme o Boletim, na última semana analisada, entre 6 e 12 de junho, as vendas do varejo apresentaram crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2019, com os devidos ajustes em razão do feriado de Corpus Christi. "Embora percentualmente baixo, o avanço é representativo porque interrompe uma sequência de 11 semanas consecutivas de quedas no setor varejista. A redução chegou a ser de 39% e 38% no final de março e início de abril", afirma Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.

Entre os setores varejistas, um dos destaques foi o de Vestuário, cuja variação, apesar de ainda negativa, passou de -23%, na semana anterior, para -10%, nesta semana de análise. Os segmentos de Lojas de Departamento e Magazines, Móveis e Materiais de Construção também tiveram bom desempenho: juntos, cresceram em média 21,6% em relação à mesma semana do ano passado. No acumulado do período de análise do Boletim (16/3 a 12/6), o varejo ainda registra queda de 16%.

O Atacado apresentou ganhos no comparativo interanual pela oitava semana seguida. As variações positivas no período variam entre 3% e 16%. O desempenho dos atacadistas de Alimentos e de Insumos Agropecuários continuam sendo os principais responsáveis pelo resultado.

Além disso, é válido mencionar o desempenho positivo do setor de atacado de Tabacos, que apresenta variações na casa dos 40% nas últimas semanas, e de Bebidas que, apesar de ainda acumular -15% no período de crise, registrou aumento de 9% na última semana em relação a 2019. No acumulado do período de análise do Boletim, o atacado encontra-se estável (variação zero).

Atividade industrial, após apontar crescimento na semana passada, retornou a patamares negativos nesta semana de análise (-10%). O único setor que saiu de uma semana de perdas para uma de ganhos foi o de "Madeira, Cimento e Vidro", cuja variação foi de -7% para 5%, retornando ao patamar positivo que estava sendo apresentado desde o início de maio. Também é destaque a melhoria do setor industrial de Metalurgia, que registrou -13% de variação – apesar de negativo, é o melhor valor para este indicador desde o final de março.

Em sentido inverso, saindo de variações positivas para negativas nesta semana, estiveram os setores de Aves e Ovos, Móveis e Máquinas e Equipamentos. No acumulado do período de análise do Boletim, a indústria contabiliza queda de 16%. As menores variações acumuladas continuam sendo dos setores industriais de Veículos (-59%) e Coureiro-Calçadista (-58%), sendo as maiores as dos setores de Arroz (43%) e de Suínos (41%).

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br