MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Comitê Paralímpico lança protocolo de segurança para volta às atividades

Publicada em 19/06/2020
Comitê Paralímpico lança protocolo de segurança para volta às atividades | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense Roberto Alcalde utiliza estrutura para treinamentos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou, recentemente, um protocolo de retorno seguro às atividades esportivas dos atletas paralímpicos do Brasil. O documento contou com a coordenação do médico-chefe do CPB, Hésojy Gley, e apoio das áreas técnicas, enfermagem e fisioterapia.
As orientações poderão servir de modelo para retorno das atividades em espaços esportivos paralímpicos espalhados pelo Brasil, como os Centros de Referência Paralímpico (CRP), e demais estruturas ligadas direta ou indiretamente a atletas e praticantes de esportes paralímpicos, ou atividades físicas para pessoas com deficiência.
Vale lembrar que o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, permanece com as atividades, calendário de competições e treinamentos suspensos por tempo indeterminado. "Este documento por si só não é suficiente o bastante para determinar o retorno à atividade física. É imperiosa a consideração da realidade local, público componente do grupo de risco e estrutura disponível para as atividades", diz Mizael Conrado, presidente do CPB.
Grande parte do conteúdo do protocolo foi baseada em exemplos e parâmetros até agora bem sucedidos adotados por entidades nacionais e internacionais, sejam no âmbito da saúde ou do esporte.
Os procedimentos a serem seguidos contemplam todos os momentos da rotina diária de um atleta, desde a sua saída de casa até o seu retorno à residência, como cuidados no transporte, em elevadores, viagens de avião, acessos às estruturas esportivas, processamento de roupas, sanitização, alimentação e suplementação, recomendações nas áreas dos treinamentos, entre outros.
Um dos atletas que utiliza a estrutura do CPB é o nadador bajeense Roberto Alcalde. Embora ainda não haja definições quanto ao calendário de competições, o objetivo de Alcalde é as Olimpíadas de Tóquio, que foi reagendada para 2021.

Com informações do CPB

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br