MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura deve manter hospital de campanha por mais três meses

Publicada em 19/06/2020
Prefeitura deve manter hospital de campanha por mais três meses | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura deve ser mantida durante período de temperaturas mais baixas

Após anunciar que desmontaria o hospital de campanha, a Prefeitura de Bagé voltou atrás e decidiu manter a estrutura durante o inverno. A estrutura foi montada no Ginásio Corujão, cedido pela Urcamp, a fim de servir como apoio para as outras duas instituições de saúde do município, em caso de superlotação ocasionada por contaminação de covid-19.
O ex-secretário de Saúde, Mário Mena, já havia adiantado, ainda em maio, a intenção da Prefeitura de desmontar a estrutura, já que o número de casos de coronavírus registrados em Bagé se manteve controlado, sem registrar grande demanda nos hospitais. Como a estrutura, alugada da empresa JN Estruturas Eireli, tem custo de R$ 32 mil mensais, o então secretário havia declarado que o município estava arcando com a despesa de um serviço que estava sem uso.
Na manhã de quarta-feira, 17, realmente a desmontagem da estrutura foi iniciada, com a retirada dos colchões e camas, que serão destinados para os projetos da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do idoso (Smasi). Contudo, com a suspeita de dois óbitos relacionados ao vírus no município no mesmo dia, posteriormente descartados pelo resultado negativo dos exames, a desmontagem parou. Na noite de quarta-feira, a atual secretária de Saúde, Deise Quadros, informou que aguardava a chegada do resulto dos dois exames para definir qual a ação adequada para o momento.
O resultado dos dois exames descartou a contaminação por coronavírus, mas mesmo assim acendeu o sinal de alerta para os serviços de saúde. Como os testes rápidos seguem sendo aplicados e revelando casos assintomáticos e já recuperados de covid-19, indicando a circulação do vírus, a Prefeitura decidiu manter a estrutura do hospital de campanha por mais tempo. Até porque se aproxima o início oficial do inverno, em 20 de junho, época em que é registrado um aumento de atendimentos de síndrome respiratória nos serviços de saúde.
A secretária de Saúde explica que a gestão municipal fez a proposta para a empresa responsável pela locação da estrutura para mais um mês de aluguel. A empresa concordou e cedeu a estrutura por mais dois meses, sem cobranças. Ou seja, o hospital de campanha deve estar disponível pelos próximos três meses, época de maior rigor de temperaturas na campanha gaúcha. "Vem chegando o inverno agora, então é interessante continuar com essa estrutura. Espero que não seja necessário usá-la, mas se precisar, está tudo pronto", adianta Deise. A estrutura de apoio conta com 50 leitos, que receberão atendimento de uma equipe médica gerenciada pelo Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.
Importante lembrar que no último final de semana, Bagé passou da bandeira amarela, que indicava baixo risco de contaminação, para a bandeira laranja, que indica risco médio. A alteração foi anunciada pelo Governo do Estado pouco depois da confirmação do primeiro óbito por coronavírus na região, uma idosa de 78 anos de Hulha Negra internada na Santa Casa de Caridade, em Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br