MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Racionamento chega ao fim após 90 dias de rodízio

Publicada em 21/06/2020
Racionamento chega ao fim após 90 dias de rodízio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa está com 3,9 metros abaixo do nível normal

Em coletiva de imprensa realizada sexta-feira, a Prefeitura e o Departamento de Água arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) confirmaram o final do racionamento, após de três meses. A decisão foi baseada na ocorrência de chuvas significativas nos meses de maio e junho, que proporcionaram uma recuperação dos níveis dos reservatórios que abastecem a cidade. O acumulado de chuva em junho foi de 119,7 mm. A Barragem da Sanga Rasa está 3,90 m abaixo do nível normal. O Piraí está apenas 0,50 m aquém. Já a Emergencial está cheia. A situação voltou ao normal às 15h de ontem.

O prefeito Divaldo Lara salientou, durante a coletiva, que o racionamento chegou ao fim. Porém, a população não deve, de forma alguma, exagerar no consumo de água. "A todos, cabe a responsabilidade do consumo racional, evitar o desperdício e combater os pontos em que nós temos vazamentos", afirmou, durante o anúncio.

O chefe do Executivo ainda destacou uma iniciativa histórica do atual governo, que foi a realização de uma batimetria das barragens, ou seja, um estudo de seus volumes. "Pela primeira vez, possuímos um instrumento que permite termos dados e informações exatas para tomada de decisão com relação aos níveis de água armazenados", explicou.

Na coletiva, também estavam presentes os membros da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem, composta por servidores do Daeb. Eles ressaltaram as ações do Departamento durante a estiagem, como: ativação de poços; transposição da água da Britasul para a Barragem Emergencial; aluguel de três caminhões-pipa com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional; parceria com o exército que cedeu seis caminhões-pipa e mais uma viatura para carregar uma pipa do Daeb; obras na Barragem Emergencial para reter água quando chovia e intervenções em pontos da cidade para aumentar a vazão da água, principalmente nas pontas de rede.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br