MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Barragens de Bagé podem garantir três meses de abastecimento sem ocorrência de chuvas

Publicada em 23/06/2020
Barragens de Bagé podem garantir três meses de abastecimento sem ocorrência de chuvas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa está com 3,5 metros negativos

Depois de um período de três meses de racionamento de água, o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) finalizou, na semana passada, o rodízio de abastecimento na cidade. A decisão foi baseada na ocorrência de chuvas significativas nos meses de maio e junho. As barragens Sanga Rasa e Piraí possuem, hoje, água suficiente para abastecer a cidade por aproximadamente três meses, conforme a autarquia.
Segundo informações do Departamento de Projetos do Daeb, com o estudo de batimetria das barragens, realizado através da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem da autarquia, é possível mensurar os volumes existentes na Barragem do Piraí e Sanga Rasa. Com isso, foi elaborada uma tabela que cruza estes dados com o consumo de água atual, dando como resultado uma quantidade estimada de dias que a cidade pode ser abastecida.
Hoje, de acordo com este modelo de mensuração, as duas barragens possuem água para abastecer aproximadamente três meses a cidade. “Neste caso, não está sendo considerada a reserva da Barragem Emergencial”, salienta nota emitida pelo Departamento. A autarquia solicita que a população não deve, de forma alguma, exagerar no consumo de água, evitando o desperdício.
Até as 9h de domingo, choveu 28 milímetros na Barragem do Piraí e 27 milímetros na Sanga Rasa. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) foram registrados apenas 4,5 milímetros. Com a precipitação, a Barragem do Piraí está praticamente cheia, estando somente 30 centímetros abaixo do normal. Já a Sanga Rasa está com 3,50 metros negativos e a Emergencial está cheia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br