MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Documentário 'Trinta Povos', de Zeca Brito, estreia hoje no Canal Curta!

Publicada em 23/06/2020
Documentário 'Trinta Povos', de Zeca Brito, estreia hoje no Canal Curta! | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sétimo longa do cineasta gaúcho investiga as missões jesuíticas

Hoje, às 18h, no Canal Curta!, estreia o documentário "Trinta Povos", escrito, produzido e dirigido por Zeca Brito. O sétimo longa do diretor tem produção da Anti Filmes e Boulevard Filmes. Brito divide o roteiro com Jarel Machado Hermes e Maria Elisa Dantas. O principal desafio da obra foi costurar uma história fragmentada geopoliticamente, um passado comum entre três países que hoje se encontram separados, divididos por questões distintas, mas com elementos culturais, históricos e etnográficos que os ligam.
O trabalho de pesquisa reunido para o filme analisa os três países separados por águas e linhas imaginárias, porém unidos pela cultura e por uma história comum: um passado jesuítico, barroco e guarani. Também assinam a produção Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Lourenço Sant'Anna, e Zuleika Borges Torrealba (1933-2019). O financiamento é do Fundo Setorial do Audiovisual através da Ancine e BRDE. A produção teve sua première no Festival de Cine de Punta del Este, em fevereiro, no Uruguai.
Zeca conta que a ideia surgiu a partir de uma viagem de pesquisa para a região das missões, em 2013, quando finalizava o curso de Artes Visuais, na UFRGS. A partir da própria pesquisa sobre arte e costumes barroco jesuítico guarani, decidiu que era uma história que deveria ser contada em sua totalidade.
Na mesma época, estava no processo de produção do documentário em longa-metragem Glauco do Brasil, com produção executiva de Letícia Friedrich e Zuleika Borges Torrealba, que também demonstraram interesse na ideia apresentada pelo diretor. "Então a gente começou a fazer sem compromisso de terminar, porque o que interessava era a pesquisa histórica", relata.
O projeto foi em frente, completado a partir de cinco viagens para a região das missões jesuíticas, a última em 2019. Com um edital de finalização do BRDE, conseguiu concluir o filme no final do ano passado. Contudo, como Legalidade, também com direção de Brito, estava entrando no circuito de festivais e apresentações, preferiu aguardar para estrear o documentário 30 Povos. "E nesse ano, por causa da pandemia, não houve circuito. Então resolvemos estrear direto na televisão, até porque é um momento em que as pessoas estão em casa. Há uma carência por uma safra de produção de novos conteúdos", destaca.
Assim como em Glauco do Brasil e Grupo de Bagé, documentários anteriores do diretor, o filme traz mais que a questão artística em tela. Brito aponta que 30 povos é um filme sobre arte, mas também sobre antropologia e questões humanas. "É uma história que diz respeito a mais do que um território: é uma historia do próprio processo de colonização, civilização. Ele reapresenta e reorganiza lacunas histórias. Por isso a importância de falar dos 30 povos. Aqui no Rio Grande do Sul se ouve sobre os sete povos, que foi no fim do apogeu. Durante mais de 150 anos existiam 30 povoados ao todo. Também é importante revelar a força e a presença da matriz indígena, cultura guarani, que está até hoje presente nos nossos usos e costumes. É um filme revelador de nossa identidade", detalha Brito.
Sobre trabalhar com a produção executiva de Zuleika Borges Torrealba, empresária do ramo naval falecida em 2019 que por mais de dez anos foi encarada como "mecenas" local, por conta da grande contribuição dela em diversos segmentos, ele destaca: ""Ela sempre incentivou o primeiro passo, para que as coisas começassem, tanto na área da música, na saúde, nas artes plásticas e no cinema. Fico feliz de ter recebido toda colaboração intelectual dela, a participação dela como produtora, pensando em como o filme poderia acontecer".
Com duração de 78 minutos, o documentário reúne e contrapõe diversos depoimentos de nativos e pesquisadores sobre arte, religião, política territorial, entre outros assuntos. "É um filme que faz uma visão crítica sobre a história e traz questões políticas acerca da ocupação territorial que começa em 1606 com a chegada do jesuíta e chega aos dias atuais com os conflitos agrários nesse território", conclui. A produção foi rodada no Rio Grande do Sul e em cidades da Argentina e Paraguai em 2019.


Transmissão

Onde: Canal Curta! (verifique o canal na operadora de TV por assinatura)

Estreia: 23/06 (ter), às 18h;

Reprises: 24/06 (qua), às 4h e às 12h; 25/06 (qui), às 6h; 27/06 (sab), às 7h e 28/06 (dom), às 3h40min.

Sinopse

"Trinta Povos" aborda o tema das missões jesuíticas na América Latina. Um legado composto por ruínas, museus, povoados e costumes. Nativos e invasores discutem arte, religião e política nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai, unidos por um passado artístico comum, o Barroco Jesuítico Guarani.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br