MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

José Raymundo: uma perda irreparável para o futebol e medicina

Publicada em 23/06/2020
José Raymundo: uma perda irreparável para o futebol e medicina | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Médico ficou internado em Porto Alegre por 85 dias

O futebol gaúcho iniciou a semana de luto com a morte do ortopedista José Luiz Pozo Raymundo, de 71 anos. Na madrugada de segunda-feira (22), o médico, que também era conhecido pelo trabalho no Grêmio Esportivo Brasil, morreu vítima da covid-19, conforme atestou à Prefeitura de Pelotas. Ele estava há 85 dias internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com altos e baixos. Entretanto, não resistiu e foi o segundo caso de morte, vítima do vírus, contabilizado para Pelotas.
Tão logo que foi anunciada a morte de Raymundo, várias instituições, clubes, repartições públicas e pessoas expressaram tristeza, nas redes sociais. No âmbito esportivo, era nítida a preocupação de todos com a saúde do médico, desde quando foi internado. Profissionais que conviviam com ele sempre enfatizavam o carinho que tinham por Raymundo.

Manifestações nas redes sociais

Em nota oficial, o Xavante decretou sete dias de luto. "Zé Raymundo, como todos carinhosamente o chamavam, lutou bravamente contra a covid-19, mas na madrugada desta segunda (22) nos deixou. O clube se sensibiliza com a família de José Raymundo neste momento de tristeza e decreta luto de sete dias. Descanse em paz, Dr". O rival Pelotas também adotou a mesma linha. "Esporte Clube Pelotas lamenta profundamente o falecimento do Dr. José Raymundo, que trabalhou no departamento médico do clube por mais de 10 anos. O clube declara que fará luto de três dias com a bandeira a meio mastro, e deseja força aos familiares neste momento de imensa dor". Para completar o trio da cidade, O Farroupilha também lamentou à perda. "A luz de tua força continuará a iluminar nossos caminhos, em cada lembrança guardada, no teu nome eternizado na parede de nosso Departamento Médico, no incentivo que através de tuas ações fizeram o Grêmio Atlético Farroupilha ser diferenciado. Muito obrigado, doutor José Raymundo! O clube, através de seu presidente Félix Penedo, decreta luto por três dias".
No Facebook, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) também destacou a atuação de Zé Raymundo frente aos três clubes de Pelotas e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atuou como professor da Faculdade de Medicina por 23 anos. "Diante da perda irreparável, a FGF presta condolências a familiares, amigos e ex-companheiros de clube e de universidade".
No âmbito bajeense, o Guarany se manifestou em suas contas oficiais. "O Guarany Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do médico pelotense José Raymundo. O futebol perde um dos grandes traumatologistas, sempre disposto a ajudar os clubes do interior. Auxiliou o nosso Guarany em diversas oportunidades, sempre quando solicitado, ficando aqui a nossa eterna gratidão. Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos. Descanse em paz, Zé!". Pelo poder público, o posicionamento partiu da Saúde. "É com pesar que a Prefeitura de Bagé, por intermédio do prefeito Divaldo Lara e da secretária de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Deise Quadros, lamentam o falecimento dos médicos da região Welton Terres (Canguçu) e José Raymundo (Pelotas). Ambos foram vítimas da contaminação do coronavírus e não conseguiram vencer esta infecção. Nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas".

O histórico do caso

Vale lembrar que Raymundo teria sido contaminado quando veio a Bagé, no dia 8 de março, para realização de dois procedimentos cirúrgicos, na Santa Casa de Caridade. Logo após ter sido diagnosticado com covid-19, o médico tinha adotado isolamento domiciliar. Entretanto, ao longo dos dias, a situação agravou-se e o médico precisou ser encaminhado para a capital e ser submetido ao processo de entubação, para melhorar os níveis de oxigênio no corpo. Por essa razão, foi necessária a transferência para o Hospital Moinhos de Vento. O médico foi velado e sepultado na tarde de segunda-feira (23), no Cemitério Memorial Park Pelotas, em Capão do Leão. Ele deixa esposa e dois filhos.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br