MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Prefeitura de Dom Pedrito denuncia tentativa de golpe por hackers

Publicada em 23/06/2020
Prefeitura de Dom Pedrito denuncia tentativa de golpe por hackers | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A Prefeitura de Dom Pedrito teria escapado, por pouco, de ser lesada financeiramente por hackers na manhã desta terça-feira (23). É o que menciona nota oficial divulgada pelo Executivo.
O fato, conforme divulgado, teve início quando um suposto funcionário de uma agência bancária, se apresentando como "Gustavo, do setor de TI", ligou para a Prefeitura e falou com a secretária da Fazenda, Evanda Massirer, dizendo necessitar de atualizações no sistema (trâmite que faz parte da rotina). A secretária, então, passou a ligação ao setor de Tesouraria, que iniciou o procedimento de atualização, entrando num site idêntico ao do banco e iniciou um passo a passo. Num determinado momento foi necessária a intervenção do setor de Informática da Prefeitura, quando a servidora observou, com o andamento do processo, telas idênticas as de pagamentos e transferências a fornecedores.
Questionando o suposto servidor sobre sua suspeita, ele teria dito que eram testes e repassou sua matrícula e um 0800 do banco para informações. A servidora, não convencida da explicação, acessou a conta por outra máquina e confirmou cinco transações que totalizaram quase R$ 500 mil. Imediatamente, ela desfez a conexão retirando o cartão e entrou em contato com o banco, que conseguiu reverter a operação e confirmou se tratar de um golpe.
"Tudo leva a crer que quando o golpista repassou o 0800 oficial do Banco, era justamente para ganhar tempo e finalizar as operações. O caso foi registrado na Polícia Civil que fará a investigação e apuração dos fatos", finalizou a nota.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br