MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Márcio Pestana vai deixar direção do Daeb

Publicada em 24/06/2020
Márcio Pestana vai deixar direção do Daeb | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Diretor assumiu comando da autarquia em abril deste ano

O diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Márcio Pestana, vai deixar o cargo no dia 30. A decisão foi formalizada por meio de ofício, com solicitação de exoneração, encaminhado ao prefeito Divaldo Lara, do PTB, na noite de segunda-feira. O chefe do Executivo ainda avalia nomes para sucessão.
Pestana assumiu a autarquia em abril deste ano, substituindo Graciano Pereira, vereador eleito pelo DEM, que retornou ao Legislativo. Antes de comandar o Daeb, Pestana atuou como coordenador de Captação de Recursos da Prefeitura, na gestão petebista. “Nestes quase 90 dias, tentei imprimir um trabalho voltado à questão de gestão, de controle e de avaliações. Enfrentamos a pandemia (do coronavírus) e o racionamento, o qual conseguimos vencer. A tendência é estabilizar”, avalia.
Sem entrar em detalhes, o diretor explica que a saída do cargo está relacionada a uma questão de foro íntimo, de cunho familiar. “O prefeito, de pronto, não recebeu muito bem. Conversamos hoje, durante o dia, quando ele entendeu e respeitou minha decisão”, pontua.
Pestana revela que recebeu, do prefeito, um pedido para reconsiderar a decisão pela saída do governo. “Por todos os governos onde que passei, sempre deixei uma janela aberta. Aqui deixo a porteira, a janela e a porta. Acredito que conquistei isso. Acima de tudo, sempre fui muito leal ao prefeito. Me deixou à vontade para voltar para o gabinete, mas não é o caso”, afirma, ao salientar que mantém ótima relação com o petebista.


Avaliação positiva
Agradecendo à confiança do prefeito Divaldo, e esbanjando elogios aos servidores do Daeb, pelo comprometimento com o trabalho da autarquia, Pestana define a experiência na direção como 'valiosa'. “Minha avaliação é muito positiva. Minha saída não tem relação com questões do Daeb. Ao contrário. Eu gostaria de continuar à frente da autarquia, para desenvolver o trabalho e a missão que ele (Divaldo) me deu, que seria dar prioridade à questão da barragem. O engenheiro Emílio Mansur, como superintendente Operacional, continua com esta pauta”, reforça o administrador de empresas.
Na gestão de Pestana, o Daeb instituiu a Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem, encarada como estratégica pelo diretor. “Para poder ter gestão, temos que ter dados técnicos para mensurar e saber o que podemos fazer, quando devemos fazer, como fazer e quanto vai custar. Essa comissão é integrada, na grande maioria, por servidores do Daeb. São pessoas experientes, que desempenham um trabalho excelente, subsidiando o diretor geral e o prefeito para a tomada de decisões”, explica.
O colegiado deu origem ao trabalho de batimetria, também mencionado por Pestana como fundamental para a autarquia. “Hoje sabemos quanto temos (em reserva) em cada barragem e por quantos dias podemos usar essa água”, salienta, ao destacar ações desenvolvidas na barragem Emergencial, durante sua gestão, como estratégia para enfrentar a estiagem. “Foram feitas diversas intervenções, de formas positivas, para conseguir fazer um barramento, retornando para cava. É importante dizer que o Daeb sabe, hoje, o que fazer, como fazer, em quanto tempo e quanto vai custar”, reitera.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br