MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Estudantes de Jornalismo da Urcamp realizam estágio curricular de forma on-line

Publicada em 27/06/2020
Estudantes de Jornalismo da Urcamp realizam estágio curricular de forma on-line | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto criado entre os acadêmicos e o JM para o Instagram

Por Diego Rodrigues
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Uma pergunta que os jovens dentro do ambiente escolar mais ouvem é qual profissão eles querem seguir. Neste momento, várias dúvidas surgem. A escolha da carreira profissional não é algo fácil, deve-se ter um planejamento e cautela. Outras pessoas pensam em esperar por um período até iniciar a vida acadêmica e assim poder escolher melhor o seu curso.

O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) se destaca na região, pois seus alunos são instigados desde o primeiro semestre a realizarem atividades referentes ao curso escolhido. O chamado "aprender fazendo" para os alunos de Jornalismo não é diferente. Os acadêmicos têm a oportunidade de produzir e passar por experiências que podem ser realmente publicadas.

Ao chegarem no sétimo semestre, na cadeira de Estágio Curricular I, os alunos de Jornalismo vivem uma experiência próxima à realidade profissional junto ao Jornal Minuano. O coordenador do Curso de Jornalismo, Glauber Pereira, destaca a importância dos alunos estarem realizando atividades práticas durante o período universitário. "Desde o primeiro semestre, os alunos têm a oportunidade de produzir conteúdos. A base teórica oferecida é aplicada na produção de projetos experimentais. O Jornal Minuano funciona como um jornal laboratório para os acadêmicos e, mesmo sendo um veículo impresso, também tem suas plataformas digitais. Assim, os alunos podem, além da produção de textos, criar conteúdos audiovisuais", conta.

Para a aluna Vitória Severo, do sétimo semestre, trabalhar com o Minuano é sempre uma grande experiência. "A gente está exercendo nossa profissão e eu acho isso muito bom para nos preparar para o que vem a seguir. Além disso, o jornal tem grande destaque na cidade e poder realizar projetos junto a ele agrega muito ao nosso currículo", afirma. O acadêmico Samuel Oliveira, também do sétimo semestre, segue a mesma linha de pensamento. "Essa é uma das experiências mais esperadas pelos alunos, pois podem mostrar o seu trabalho dentro de uma redação", relata.

Acadêmicos vivem uma nova realidade por conta do Coronavírus

Por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), não só os acadêmicos, mas toda a redação do JM, teve mudanças nas suas atividades. Não podendo frequentar as dependências do jornal por conta das medidas protetivas de isolamento social, o estágio se deu de forma remota, no período de março a junho. Desta forma, novas ideias surgiram para fomentar o JM, como a criação do Minuano em um Minuto. Nele, drops diários eram criados junto a página do jornal no Instagram, atualizando a comunidade com pequenos stories. Também para o Instagram, foram produzidos resumos das coletivas de imprensa do Governo Municipal durante o primeiro mês mais crítico da pandemia na cidade. Outra proposta criada foi o Minuano Expresso, onde entrevistas eram realizadas em forma de vídeo com algum especialista para tratar sobre o Coronavírus. Essas entrevistas eram visualizadas no Facebook do Minuano. Além disso, matérias para as páginas impressas e para a versão on-line do jornal também foram produzidas no formato home office. A disciplina foi supervisionada pela professora Cristiane Pereira e orientada pelo editor do JM, Felipe Valduga.

A nova realidade, para o aluno Tavisson Esteves, foi um pouco desafiadora. "Programar os meus horários, depender de sinal de Internet, que nem sempre era bom, foi um grande desafio. Assim como a resposta dos entrevistados que, por vezes, demorava e chegávamos a perder pautas até o retorno do contato", frisa.

A aluna Vitória também gostou do formato do estágio. "Sempre gostei de trabalhar com vídeo e com edição, então foi ótimo. Gostei de realizar o estágio em casa e percebi que me dou bem com o home office. Apesar de tudo de ruim que está acontecendo com essa pandemia, eu acho que esse estágio serviu muito para nos mostrar o que podemos enfrentar na profissão e tenho certeza que fez a gente amadurecer", conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br