MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Governo amplia prazo de análise para retorno do Gauchão

Publicada em 30/06/2020
Governo amplia prazo de análise para retorno do Gauchão | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Campeonatos estão paralisados desde a metade de março

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), informou que a análise técnica para o retorno do Campeonato Gaúcho de Futebol, com base nos indicadores epidemiológicos, ainda não foi concluída. O que determinou um prazo maior de análise é a incidência de bandeiras vermelhas nas últimas atualizações do Distanciamento Controlado nas regiões Metropolitana, Vale do Sinos e Serra, que compreendem localidades sugeridas para a realização de partidas, segundo o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Das seis cidades escolhidas (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas), apenas Pelotas não está em bandeira vermelha.
Nesta semana, o governo anunciou ajustes nos protocolos do modelo para as cidades com classificação de alto risco para a covid-19, o que permitiu a sequência das atividades esportivas individuais (treinamentos físicos). Outro ponto que ainda gera dúvida aos técnicos do governo do Estado, e que deverá ser ajustada, conforme sugestão da SGGE, é a data apontada pela FGF para o reinício da competição: 19 de julho.
Nas primeiras semanas de julho, além da possibilidade de bandeiras vermelhas, o Estado argumenta que estará em época que, historicamente, ocorre o pico da demanda de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no RS. Portanto, trata-se de um momento especialmente importante em termos de medidas para conter a disseminação do coronavírus.
Com um prazo maior de análise, e avaliando comportamento durante esta fase de regras mais rígidas nas referidas regiões de bandeira vermelha, o Estado alega que terá mais dados para embasar uma decisão final sobre a data de retomada do Campeonato Gaúcho. No momento, a estimativa é pelo retorno entre o final de julho ou começo de agosto.
"Como estamos com um bom diálogo com a federação, que compreende a situação que estamos passamos no Estado, vamos estender essa análise por mais um período para tomarmos a decisão mais sensata e segura possível. O interesse de todos os envolvidos é de não colocar a vida de ninguém em risco", afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

Cidades sugeridas pela FGF

Porto Alegre (vermelha) – 5 jogos
São Leopoldo (vermelha) – 2 jogos
Novo Hamburgo (vermelha) – 3 jogos
Caxias do Sul (vermelha) – 5 jogos
Bento Gonçalves (vermelha) – 2 jogos
Pelotas (laranja) – 1 jogo

Na Divisão de Acesso, apenas três equipes poderiam jogar

Semanalmente, o Estado atualiza as bandeiras do sistema de Distanciamento Controlado. A medida traz impactos diretos na Divisão de Acesso, cujas expectativas são para retorno em setembro. Com os novos dados, divulgados na sexta-feira (26), apenas três das 16 equipes da segunda divisão gaúcha estariam aptas para jogar: Bagé, Guarany e Igrejinha.
Isso porque, no momento, somente as regiões de Bagé e Taquara, ao qual o município de Igrejinha faz parte, estão com bandeira amarela. E pelas regras do Estado, é a única cor que permite treinamentos coletivos e jogos. Na bandeira laranja, somente treinos físicos, com 25% da capacidade dos elencos. Já nas bandeiras vermelha ou preta, qualquer tipo de atividade esportiva é proibida.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br