MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Exposição fotográfica virtual destaca os 100 anos do Bagé

Publicada em 02/07/2020
Exposição fotográfica virtual destaca os 100 anos do Bagé | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acervo foi obtido com dirigentes e torcedores

A inesperada pandemia afetou diretamente às comemorações do centenário do Grêmio Esportivo Bagé, que será celebrado no dia 5 de agosto. Ainda mais que o clube programava um cronograma de eventos no decorrer do ano. Em busca de uma alternativa para resolver esse problema, o curso de Jornalismo da Urcamp e o Jalde-negro firmaram uma parceria, por meio dos projetos integradores, para realização de uma série de ações que contemplasse a histórica data. E a ação mais recente foi o lançamento de uma exposição virtual fotográfica, que pode ser acessada no site do Jornal MINUANO.
A busca e montagem do acervo fotográfico foram realizadas pelos alunos Sharon Maia, Lucas Zacouteguy, Bianca Vaz e Camila Barbosa. A mentoria teve a responsabilidade de Dione Lemos. Conforme Zacouteguy, além de contemplar as comemorações do centenário, a iniciativa atingiu status de inovação, por suprir uma lacuna que existia no clube. "Articulamos a ação com o Dione, uma pessoa completamente apaixonada pelo Bagé. Depois, com o Carlos Alberto Macedo Ducos, que tinha um acervo pessoal muito rico. Pegamos fotos daqui e dali e conseguimos montar. Ao todo, foram 120 fotos. Selecionamos 74 para serem publicadas", contextualiza.
Segundo o acadêmico, a ideia de atender demandas do centenário Jalde-negro já tinha sido estabelecida ainda em março, quando as aulas eram presenciais. Com a invasão da covid-19 e, consequentemente, a virtualização do ensino, os alunos se adaptaram em meio ao contexto. Então, a exposição das fotos tornou-se digital. "É muito gratificante fazer parte disso, pois o Bagé não vai fazer 100 anos duas vezes. Foi um projeto totalmente inovador, pois o clube não possuía um acervo fotográfico. Realmente, me sinto muito feliz de poder ajudar a contar uma parte dessa história, de não deixá-la se perder com o passar dos anos. Infelizmente, o Brasil é um país que a memória se perde no esquecimento. E esse registro ficará guardado para as futuras gerações", afirma.
Professor e coordenador de Jornalismo na Urcamp, Glauber Pereira enfatiza o engajamento que a proposta surgiu a partir de um diálogo com o então mentor Dione Lemos, que é responsável pelas mídias sociais do Bagé. "Estamos em plena pandemia, e o Bagé comemorando 100 anos justamente num momento em que ninguém pode se encontrar e ir ao estádio. Estamos auxiliando o Bagé a criar vínculos virtuais com as pessoas", destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br