MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

"A região está com a situação sob total controle", garante coordenador Regional da Saúde sobre pandemia

Publicada em 04/07/2020
"Enquanto pudermos explicar como as pessoas se contaminaram, a situação está sob controle", aponta

Em pronunciamento nesta semana, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou que os próximos 15 dias serão cruciais na luta contra a covid-19. Isto porque, com a chegada das temperaturas mais baixas, a tendência é de que cresça o número de doenças respiratórias, sobrecarregando o sistema público de saúde.
Para manter o contágio sob controle, o gestor estadual fez um apelo para que os gaúchos respeitem as diretrizes de segurança, mantenham o distanciamento social e utilizem os itens de proteção individual.
O coordenador regional de Saúde, Ricardo Necchi, reforça o pedido na região e acrescenta mais um item: 'nada de celebrações em família ou entre amigos enquanto durar a pandemia'. O médico destaca este ponto porque foi justamente em uma festa de aniversário que um bajeense, de 70 anos, contraiu o vírus que o levou à UTI da Santa Casa de Caridade de Bagé.
Necchi explica que a contaminação do idoso ocorreu através de contato com familiares vindos de outros municípios. Assim que foi confirmado o caso do homem, a Coordenadoria iniciou a testagem dos demais presentes na festa.
Para Necchi, não apenas os próximos 15 dias serão cruciais, como mencionado pelo governador, mas todo o comportamento da população até que seja anunciada a vacina para combater o vírus. "Até ter uma vacina que possa ser feita em toda a população, precisamos incorporar as boas práticas em nossas vidas, como a higienização constante das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações. Depois que isso passar, vamos todos poder voltar a comemorar e sair, mas por enquanto ainda não é possível. Como agora esfriou bastante, pode ser que o pessoal fique mais em casa", diz.
Até o momento, foram confirmados 127 casos de Bagé, sendo que 118 deles já estão recuperados, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do município. Mesmo que o número tenha ultrapassado uma centena, Necchi é categórico ao afirmar que o panorama da covid-19 na região está sob controle, principalmente Bagé, onde é possível rastrear todas as linhas de contaminação de cada caso confirmado.
Sobre a situação de Hulha Negra e Candiota, o coordenador também foi positivo. "Alguns casos ainda estão surgindo da mesma linha de contaminação. Enquanto pudermos explicar como as pessoas se contaminaram, a situação está sob controle", aponta.
Até o fechamento desta edição, a UTI da Santa Casa atendia três pacientes positivados para covid-19: o idoso bajeense, que contraiu o vírus em uma celebração familiar; um morador de Caçapava do Sul, que está em situação grave, em ventilação mecânica há duas semanas, e um paciente de São José do Norte, cujo caso foi confirmado na tarde desta sexta-feira.
Essa elevação no número de pacientes confirmados e internados não deve elevar o status da bandeira amarela para laranja no controle realizado pelo Estado. Necchi explica que para alteração do status da bandeira, são necessárias três internações do município de origem na mesma semana. Como a Santa Casa atende apenas um paciente de Bagé, deve manter o status de risco baixo de contaminação. "Acredito que vamos permanecer na bandeira amarela", projeta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br