MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aceguá atinge pontuação máxima no Programa de Integração Tributária

Publicada em 04/07/2020
Aceguá atinge pontuação máxima no Programa de Integração Tributária | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
PIT incentiva ações municipais de interesse mútuo com o Estado

Divulgada no final de junho, a pontuação definitiva dos municípios no Programa de Integração Tributária (PIT), referente ao segundo semestre de 2019, coloca Aceguá em posição de destaque. Ao lado de outros quatros municípios do Estado, a cidade atingiu a pontuação máxima no programa (100 pontos), que traz resultados positivos para o aumento do Índice do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O objetivo do PIT é incentivar e avaliar as ações municipais de interesse mútuo com o Estado no crescimento da arrecadação do ICMS. A pontuação no programa corresponde a 0,5% do Índice de Participação dos Municípios (IPM).
Conforme o secretário de Administração e Fazenda de Aceguá, Vítor Plentz, a pontuação considera ações de educação fiscal (informação aos cidadãos sobre a origem e o destino dos recursos públicos), incentivo à emissão de documentos fiscais (programas próprios e participação no Nota Fiscal Gaúcha), comunicação de verificação de indícios (compartilhar informações sobre os contribuintes e suas operações), gestão de informação do setor primário-Sitagro (gerir cadastros, talões e notas dos produtores rurais) e combate à sonegação (atuar na fiscalização de mercadorias por meio de turmas volantes municipais). “O município contou com o apoio da comunidade para o desenvolvimento das ações”, avalia.
Ainda segundo o secretário, Aceguá conta com 32,2% da população cadastrada no Programa Nota Fiscal Gaúcha, onde quem compra no comércio local, além de concorrer aos prêmios estaduais, concorre mensalmente à premiação local. “Inclusive, neste mês, teremos o sorteio de uma moto zero quilômetro”, exemplifica.
Plentz explica que os produtores possuem apoio tributário em dois pontos de atendimento, um na sede municipal e outro na Colônia Nova. “É nosso papel formar uma consciência tributária em nossa população. O imposto é muito questionado, mas sem ele, os menos favorecidos teriam maiores dificuldades. Ele custeia hospitais, escolas, estradas, pontes, segurança, penitenciárias, enfim sem ele a sociedade estaria desassistida”, observa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br