MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

"Construindo com amor"

Publicada em 04/07/2020
Estrutura nova para harmonizar com o quarto

A vida não é mais a mesma de 100 dias atrás e essa coluna também não. Assim como todos nós, até mesmo o Jornal Minuano e a óptica desta jornalista precisaram se adaptar à uma nova realidade. Hoje, nessas duas páginas, temos o prazer de anunciar que a obra da Casa da Menina foi concluída graças à união e apoio de muitos corações solidários.  

O sonho de construir um local organizado e esteticamente agradável para abrigar as meninas em vulnerabilidade social começou a sair do papel no segundo semestre de 2018. Com o olhar sensível da coordenadora da Casa, Aline Silveira, e da arquiteta Carine Savino. Com esse propósito, de tornar o local estruturado e lindo para as meninas, foi lançada a campanha “Construindo com amor”, uma ação de solidariedade da arquiteta junto ao setor de Coordenadoria de Infraestruturas e Meios da Urcamp (CIM).

"O espaço abriga meninas de zero a 18 anos e, por isso, surgiu à necessidade da divisão dos dormitórios por faixa etária, o que possibilitaria a preservação da individualidade e da fase de cada menina", relata Aline.

Em 2018, período do início das obras, também se comemorava os 21 anos da Casa da Menina, que é mantida pela Fundação Attila Taborda – FAT/Urcamp. Parte da renda para a reforma foi arrecadada em agosto, com o jantar beneficente em comemoração ao aniversário da Casa. A festa rendeu um montante de R$ 12 mil, valor que deu largada para o início das obras. Carine explica que a obra teve que ser parada e, agora, pode ser concluída. A arquiteta se envolveu emocionalmente com o projeto e com as crianças e fez tudo com muito carinho, como se fosse para seus filhos. Hoje, agradece o apoio de todos que contribuíram para tornar o espaço lindo, novo e agradável para a melhor convivência das meninas.

É sempre bom lembrar que essa sexagenária instituição educacional contribui não apenas com a educação da cidade e região, mas também com a saúde e com a assistência social de quem mais necessita. A Urcamp foi responsável por garantir toda a mão de obra da reestruturação que foi feita na Casa, já os materiais e os móveis foram conquistados graça as doações da comunidade, pessoas, empresas e instituições, as quais temos a satisfação de fazer um agradecimento publico aqui:  ConstruSapper, Lojas Quero-Quero, ASM Materiais de Construção, Constrosul Materiais de Construção,  Becker Materiais de Construção, Casa das Tintas, Madeireira Guaruja, Madeireira Colbrix, Central Materiais de Construção, Abastecedora Persici Acegua, Bebê e Cia, Lojas Obino, Vidraçaria Gusmão, Supermercado do Dia, Grupo Emaus São Lucas, Clínica Previtalli  e Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora (Cobame), Ingrid Olle e Silvia Vargas, Henry Ritta e Carol Gehres, Luiz Carlos Vaz Pierucci, Pinheirão Materiais de Construção, Melinho, Nando Farinha, Guilherme Madruga, Rodrigo Duarte, Ana Helena Botelho, Renata Fonseca, Cláudio Ibrahim Vaz Leal (Branco) e Rotary Club Bagé. Recentemente, o Grupo Dallé Construtora realizou a entrega da obra do muro da Casa da Menina.

 

Apoio do Rotary Club de Bagé Campanha

Neste processo, o Rotary Club de Bagé Campanha, sob a gestão de Alessandro Ramos Garcia, desenvolveu um importante trabalho com investimento de mais de R$ 10 mil arrecadados em ações como vakinha on-line, Real Feliz, Almoço Campeiro, doações de companheiros e patrocinadores. O valor foi aplicado na finalização das reformas estruturais, instalação elétrica em todo prédio com doação de materiais, instalação de box e portas de acrílico nos banheiros e sanitários. O presidente salientou que o Club e seus integrantes reconhece o excelente trabalho realizado pela Casa e a importância que representa na sociedade.

A obra

O projeto contemplou a reforma total dos quartos, com pintura e troca de piso, também renovou a mobília dos espaços. Até então, as assistidas estavam instaladas em dois quartos: um berçário e outro para as meninas até 18 anos. Com as reformas que foram feitas, a adequação permitiu a construção de três quartos. No primeiro, ficou o berçário, com crianças até cinco anos; no segundo dormitório, ficaram as meninas entre seis e 12 anos; e o terceiro, agora, abriga as adolescentes entre 13 e 18 anos. Os quartos foram instalados onde, hoje, está a sala de leitura, a sala de convivência e parte do setor administrativo da casa. Já os dois locais, que até então serviam de dormitórios, foram transformados em uma grande sala de convivência, com espaço para estudo e recreação, além de ambiente multiuso para computadores. O projeto também contemplou a modernização do banheiro das meninas.

A estrutura

A entidade, com duas décadas de atuação em Bagé, em sua trajetória, já recebeu mais de mil meninas em vulnerabilidade social. A estrutura conta com amplo espaço de convívio para as meninas com quartos, berçários, cozinha, refeitório, sala de artes e recreação. Uma equipe de 15 profissionais, entre coordenação, médico pediatra, psicólogos, assistente social, administrativo/financeiro, cozinheira e atendentes atendem a demanda. Contam, ainda, com acadêmicos que realizam estágios curriculares dos cursos da saúde e auxílio de voluntários. A Casa abriga 20 meninas que vivem uma rotina diária que inclui estudo, acolhimento psicológico e atividades externas de artes, pilates e dança. "Essa instituição de acolhimento é o lugar de cuidados e proteção dessas crianças que encontram-se em situação de vulnerabilidade e abandono social", reforça a coordenadora.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Na passarela Há 15 horas
Noite de festa e celebração Há 16 horas
Em Alegrete Há 16 horas
Conexões Há 22 horas
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br