MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Edição de 2020 do projeto Arte na Vitrine é cancelada

Publicada em 04/07/2020
Edição de 2020 do projeto Arte na Vitrine é cancelada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto deve retornar em 2021 para 28ª edição

Atividade já tradicional que abre a semana de celebrações do aniversário de Bagé, a 28ª edição do evento Arte na Vitrine foi cancelada, após acordo entre a entidade promotora, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), e a Secretaria de Cultura e Turismo do município, que atua no apoio da atividades.
O presidente da Aciba, Pedro Ernesto Capiotti Obino, explica que a decisão foi em atenção ao decreto que proíbe aglomerações como forma de diminuir os riscos de contágio por coronavírus. Mas garante que a suspensão é exclusiva desta edição: "No ano que vem, o Arte na Vitrine retorna com muito mais força", adianta.
Além de evitar aglomeração, a medida também busca garantir a integridade dos artistas, já que grande parte dos participantes do projeto artístico anual encontra-se na faixa etária do grupo de risco, acima de 60 anos. Outro agravante apontado por Obino é a época da realização do evento, que acontece sempre na primeira semana de julho, dentro das comemorações da Semana de Bagé, na época de temperaturas mais baixas do ano, o que pode ocasionar um estado gripal.
O Arte na Vitrine acontece há quase três décadas, tornando as vitrines das empresas da cidade ainda mais atrativas, já que abre espaço para artistas de Bagé apresentarem seu trabalho.

Semana de Bagé continua com demais atividades da programação
O cancelamento da primeira atividade do cronograma da Semana de Bagé não significa que será um aniversário sem celebrações. A Rainha da Fronteira celebra seus 209 anos no dia 17 de julho, mas algumas das atividades já estão disponíveis para serem aproveitadas, com programação até dia 19.
Neste ano, a personalidade homenageada é a escritora bajeense Edy Lima, responsável pelo clássico da literatura infantil "A Vaca Voadora". A autora conta com mais de 50 livros publicados e alguns traduzidos para o espanhol, italiano e catalão. Em sua carreira recebeu os prêmios Jabuti, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, do Serviço Nacional de Arte, entre outros. Editou e produziu discos infantis, novelas e peças de teatro.
Dentro da programação, se estende até dia 20 a exposição “Poesia na Janela”, com fotografias de autoria da jornalista Fernanda Couto, acompanhadas por poesias do Movimento dos Escritores Bageenses (MEB). O trabalho está disponível para visitação de segunda a sexta, das das 8h às 14h na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues (abaixo do Palacete Pedro Osório). Inclusive, uma vídeo-exposição está agendada para o dia 17 de julho, às 18h, com projeção nas janelas do Clube Comercial.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela homenageada deste ano, até o final de julho acontece a Mostra "O Universo Fantástico de Edy Lima", elaborada com releituras dos trabalhados de Edy Lima a partir do ponto de vista dos alunos do Centro de Desenvolvimento da Expressão Odessa Macedo. A mostra acontece das 8h às 14h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Para os interessados no contexto histórico da região, a Casa de Cultura Pedro Wayne apresenta, de 10 a 31 de julho, das 8h às 14h, a exposição “Antigos mapas e marcas do Pampa Gaúcho”, cedidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.
E em um momento de distanciamento social, as atividades virtuais também preenchem a programação do aniversário. Um dos exemplos é o projeto “Bagé - Conhecer para Pertencer”, desenvolvido pelas escolas da rede municipal, que postarão trabalhos artísticos e de pesquisa dos alunos sobre os prédios históricos da cidade. O material será divulgado nos perfis das escolas até dia 17.
Outra ação virtual será a série de postagens de vídeos produzidos pelos pais e alunos da Biblioteca Infantil Profª Maria Martins Rossell, que acontece de 10 a 17 de julho, no perfil da Secretaria de Cultura e Turismo do município.


Confira a programação completa de aniversário da Rainha da Fronteira

06/07/20 - Segunda-feira

9h – Vídeo Sarau Poético Virtual – Poemas do grupo de poetas do Cultura Sul (parte 1) – curso de teatro CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
07/07/20 - Terça-feira
9h – Exposição Virtual CDE Odessa Macedo – Desenho Livre, dança estilo livre, técnicas artesanais e técnicas criativas. Local: Facebook Secult
11h – Vídeo Falando em Arte: Homenagem aos 96 Anos de Edy Lima - Sapiran Brito - Biblioteca Otávio dos Santas. Local: Facebook Secult
08/07/20 - Quarta-feira
9h – Vídeos Tango Mais Forte e oficina Dança de Salão – CDE Odessa Macedo e Cia de Dança Edson Silva. Local: Facebook Secult
09/07/20 - Quinta-feira
9h – Live “Parabéns Odessa, 52 anos de Arte e Cultura” - CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
10/07/20 - Sexta-feira
9h – Vídeo oficina de Dança estilo livre homenageia Bagé – CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
10h- Pedro Wayne, memórias modernas do poeta das coisas de ontem e hoje. A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Pedro Wayne relembra nas vozes de familiares, artistas e admiradores da arte do poeta os seus poemas do cotidiano de uma cidade que tomou para si para transformar em palco de versos de ontem e de hoje, nas páginas do Facebook e Instagram da Casa de Cultura Pedro Wayne, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Bagé.
11/07/20 - Sábado
9h – Vídeo oficina de Dança Afro homenageia Bagé - CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
12/07/20 - Domingo
9h – Sarau Poético Virtual – Poemas do grupo de poetas do Cultura Sul (parte 2) – Alunos do curso de teatro CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
13/07/20 - Segunda-feira
9h – “Intervenção na Sacada: Tango Improviso” - CDE Odessa Macedo e Cia de Dança Edson Silva. Local: Sacada do Palacete Pedro Osório (Tupy Silveira 1436)
10h às 12h - Blitz educativa nos semáforos cruzamento das ruas: General Osório/Juvêncio Lemos e Marechal Floriano/Juvêncio Lemos - SSM
14/07/20 - Terça-feira
9h - Exposição Virtual “Pintando o Sete” - curso de desenho livre CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
10h às 12h - blitiz educativa nos semáforos cruzamento das ruas: 7 de Setembro/Presidente Vargas (esquina do super mercado Nacional) e 7 de setembro/General Neto (esquina da Praça do Coreto) - SSM
11h - Live “História de Bagé através do acervo do Arquivo Público”. Local: Facebook Arquivo Municipal Tarcísio Taborda
15/07/20 - Quarta-feira
9h – Vídeo Forró da Boneca - Curso de Dança estilo livre CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
16/07/20 – Quinta-feira
9h – Vídeo “Cultura em Canto” - Secult e curso de canto CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
17/07/20 - Sexta-feira
Ao longo do dia intervenções musicais “Recital na Sacada”. Local: Sacada do Imba (Sete de Setembro 1087)
9h – Vídeo “Hino de Bagé” - curso de canto CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
10h – “Lançamento do Projeto Psicoterapia Online”: Atendimento psicológico gratuito para servidores municipais. Biometria / SEFIR. Local: Biometria (Cel. José Otávio 138 - D)
10h - Live SEJEL: Apresentação de Dança Kids e Sejel Arte e Dança. Local: Facebook @sejel.bage
11h - Divulgação do curta gravado de Ceres Franco na França, acompanhado de textos escritos por amigos, artistas e intelectuais sobre a importância de sua obra. Local: redes sociais Secult.
15h - Live SEJEL: Aulão no Ginásio Militão com alunas do Mais Esporte Mais Lazer. Local: Facebook @sejel.bage
18h - Projeção na Janela: Vídeo exposições “Percepções de Bagé: A Fotografia e a Poesia expandindo a Cultura” do Bruno Martins com MEB e “Poesia na Janela” da Fernanda Couto com MEB. Local: Janelas do Clube Comercial (Sete de Setembro 1051)
18/07/20 - Sábado
9h – Vídeo Encerramento: Conhecando o CDE Odessa Macedo. Local: Facebook Secult
19/07/20
18h - Cine-Drive Sesc e Secult: Filme: Ceres Franco na França . Local: Campus Rural da Ideau
20h - Cine-Drive Sesc e Secult: Filme: Ceres Franco na França. Local: Campus Rural da Ideau

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br