MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Plataformas mostram imagens do cotidiano e costumes da vida rural de Bagé e região

Publicada em 04/07/2020
Plataformas mostram imagens do cotidiano e costumes da vida rural de Bagé e região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lida no campo e atividades rurais compõem o acervo de Lopes, junto a locais de relevância histórica

A paisagem bucólica do Pampa é o principal cenário das imagens captadas pelas lentes de Cássio Gomes Lopes. Através de fotografias e vídeos, o pesquisador e escritor busca retratar não apenas o cotidiano da vida rural, mas também usos e costumes que fazem parte do dia a dia do homem do campo. As imagens podem ser conferidas na página no Facebook - Cássio Lopes - Fotografias de Campo e Micro História Regional - ou no canal do Youtube - Cássio Gomes Lopes.
Com conhecido trabalho de pesquisa acerca de história e aspectos mais pitorescos da região, Lopes decidiu a criar conta nas duas plataformas para poder dividir alguns resultados de suas incursões no campo. Ele relembra que começou a divulgar as imagens, principalmente as fotografias registradas em propriedades rurais, em seu perfil pessoal no Facebook. Os registros, inclusive, compuseram o acervo de cinco exposições do pesquisador. Contudo, o autor não obteve o retorno desejado, com pouca participação nos eventos e baixa abrangência em seu próprio perfil.
Assim, decidiu iniciar a página na rede social a fim de abranger um público maior, dividindo com eles registros da história e aspectos culturais da região da Campanha e Uruguai. "Eu não tinha objetivo artístico, eram apenas registros. Com o tempo, fui melhorando as técnicas e comecei a desenvolver um trabalho mais aprimorado e tenho tido muito retorno", frisa.
Um aspecto encontrado no trabalho de Lopes é um resgate de personalidades, não apenas de nomes conhecidos da história, mas também pessoas que viveram a vida toda no meio rural e desempenharam atividades hoje quase extintas.
Lopes cita como exemplo uma série de entrevistas que desenvolveu com parteiras, domadores, guasqueiros, tropeiros, tropeiros, peões, capataz, açudeiro, todas pessoas de idade, que tiveram sua vida e atividade profissional intrinsecamente ligadas ao meio rural e às necessidades existentes na época.
Com o êxodo das famílias do campo para as cidades, as antigas atividades foram caindo cada vez mais em desuso e, hoje, são quase inexistentes. Cássio conversou com a última lavadeira de rio de Bagé e registrou as lembranças da senhora, assim como um pequeno produtor rural, de um assentamento no interior, que utiliza um arado com dois bois para trabalhar a terra. Lopes aponta que esta atividade já foi muito comum, mas com a tecnologia e formas mais ágeis de trabalhar com a terra, quase não é mais utilizada. "Não abordo apenas locais de relevância histórica, mas também tenho entrevistas com pessoas de mais idade, com histórias de vida interessantes e ligadas ao campo. Ainda tenho mais 30 pessoas para entrevistar. Só parei de fazer esse trabalho em função da pandemia", comentou.
Atualmente, a página conta com mais de nove mil inscritos e o canal no Youtube com mais de 1,4 mil.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br