MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Região de Bagé retorna para bandeira laranja no Distanciamento Controlado no RS

Publicada em 04/07/2020
Região de Bagé retorna para bandeira laranja no Distanciamento Controlado no RS | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Nenhuma região apresenta baixo risco

O Governo do Estado divulgou, no final da tarde de sexta-feira (3), a atualização das bandeiras do sistema de Distanciamento Controlado. E a região de Bagé apresentou piora, subindo da cor amarela para a laranja. Até semana passada, somente Bagé e Taquara estavam com a cor amarela. Porém, com atualização, ambas passam, provisoriamente, para risco médio.
Segundo matéria da assessoria de comunicação do Estado, a piora na região de Bagé tem a seguinte justificativa: "Apesar de que os indicadores da região de hospitalizações registradas confirmadas para Covid-19, de estágio da evolução na região e de incidência sobre novos casos sobre a população não tenham nenhuma atingido bandeira vermelha, observou-se também uma alteração de bandeiras de amarela para laranja entre as semanas. A região apresentou um aumento no número de casos ativos na última semana, passando de 5 para 16 casos. O número de internados em UTI por SRAG aumentou de 2 pacientes para 5. Nos indicadores de internados Covid-19 em leitos clínicos e UTI, a situação foi de pequena alteração", detalha.

"A situação está sob controle", aponta Necchi

Vale lembrar que, em pronunciamento feito nesta semana, o governador Eduardo Leite já tinha ressaltado que os próximos 15 dias seriam cruciais no enfrentamento à covid-19. Isso porque, com a chegada das temperaturas mais baixas, aumentaria a probabilidade de número de doenças respiratórias, sobrecarregando o sistema público de saúde.
Coordenador regional de Saúde, Ricardo Necchi, reforça o pedido na região e acrescenta mais um item: 'nada de celebrações em família ou entre amigos enquanto durar a pandemia'. O médico destaca este ponto porque foi justamente em uma festa de aniversário que um bajeense, de 70 anos, contraiu o vírus que o levou à UTI da Santa Casa de Caridade de Bagé.
Necchi explica que a contaminação do idoso ocorreu através de contato com familiares vindos de outros municípios. Assim que foi confirmado o caso do homem, a Coordenadoria iniciou a testagem dos demais presentes na festa.
Para Necchi, não apenas os próximos 15 dias serão cruciais, como mencionado pelo governador, mas todo o comportamento da população até que seja anunciada a vacina para combater o vírus. "Até ter uma vacina que possa ser feita em toda a população, precisamos incorporar as boas práticas em nossas vidas, como a higienização constante das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações. Depois que isso passar, vamos todos poder voltar a comemorar e sair, mas por enquanto ainda não é possível. Como agora esfriou bastante, pode ser que o pessoal fique mais em casa", diz.
Até o fechamento desta edição, foram confirmados 127 casos de Bagé, sendo que 118 deles já estão recuperados, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do município. Mesmo que o número tenha ultrapassado uma centena, Necchi é categórico ao afirmar que o panorama da covid-19 na região está sob controle, principalmente Bagé, onde é possível rastrear todas as linhas de contaminação de cada caso confirmado.
Sobre a situação de Hulha Negra e Candiota, o coordenador também foi positivo. "Alguns casos ainda estão surgindo da mesma linha de contaminação. Enquanto pudermos explicar como as pessoas se contaminaram, a situação está sob controle", aponta.
Até o fechamento desta edição, a UTI da Santa Casa atendia três pacientes positivados para covid-19: o idoso bajeense, que contraiu o vírus em uma celebração familiar; um morador de Caçapava do Sul, que está em situação grave, em ventilação mecânica há duas semanas, e um paciente de São José do Norte, cujo caso foi confirmado na tarde desta sexta-feira.

Cenário nas demais regiões

No cenário geral, a atualização preliminar da 9ª rodada do Distanciamento Controlado indica que 10 regiões estão com risco alto, por isso, receberam bandeira vermelha. Embora representem metade das 20 regiões usadas no modelo, somam 73,4% da população gaúcha (8.310.854 habitantes). Na rodada anterior, eram seis regiões, que representavam 46,1% dos gaúchos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (6/7).
As outras 10 regiões ficaram com laranja (risco médio). O Estado segue sem registro de bandeira preta (risco altíssimo), mas, pela primeira vez, nenhuma região foi classificada em amarelo (risco baixo).
O mapa preliminar da 9ª rodada foi divulgado pelo governo no fim da tarde desta sexta-feira (3/7) e está disponível em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br. No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo (5/7), os municípios que quiserem apresentar recursos sobre as classificações podem preencher o formulário neste link: https://forms.gle/TsRhgUKJhQSJUP5T9. Aqueles que se enquadrarem na Regra 0-0 e podem adotar protocolos de bandeira laranja não precisam protocolar recurso.
Na segunda-feira (6/7), o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 7 a 13 de julho.
Conforme a análise preliminar, seis regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades.Taquara registrou a mudança mais drástica: a região estava com bandeira amarela e passou direto para vermelho. Palmeira das Missões, Pelotas, Erechim e Caxias do Sul, que estavam com bandeira laranja, também migraram para vermelha. Bagé, que estavam em amarelo, foi para laranja.
Cinco regiões permaneceram sem alteração. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, por terem sido classificadas em vermelho pelo menos duas vezes no período de 21 dias, mesmo que apresentassem melhora nos dados, não poderiam ter regressão no nível de restrição, com isso, seguem com bandeira vermelha. Passo Fundo não apresentou melhora nem piora no cálculo dos indicadores e permanece com vermelha.
A única região que apresentou redução de risco foi Santo Ângelo, passando de vermelho para laranja. As demais regiões não tiveram alteração na sua bandeira final e permanecem com bandeira laranja.

Regra 0-0

Dos 307 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 177 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Por isso, eles se adequam à chamada "Regra 0-0" e podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja através de regulamento próprio.
Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, através de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja. São 998.869 pessoas (8,8% do total do RS) que estão nesta condição

Principais dados

• O número de novos registros de hospitalizações Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) de confirmados Covid-19 aumentou 19% entre as duas últimas semanas (611 para 729);
• O número de internados em UTI por SRAG aumentou 27% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (459 para 582);
• O número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 16% entre as duas últimas quintas-feiras (478 para 554);
• O número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS aumentou 36% entre as duas últimas quintas-feiras (307 para 418);
• O número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS aumentou 5% entre as duas últimas quintas-feiras (de 624 para 653);
• O número de óbitos por Covid-19 aumentou 15% entre as duas últimas quintas-feiras (de 120 para 138);
• As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (227), Novo Hamburgo (91) Caxias do Sul (83), Passo Fundo (69) e Canoas (64).

Situação geral

O número de novos registros de hospitalizações por covid-19, nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior, apresentou aumento de 19%, passando de 611 para 729. O número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceu 27%, passando de 459 para 582. O mesmo se observa com o número de internados em leitos clínicos para Covid-19, que passou de 478 para 554 internações – crescimento de 16%. Para as internações em UTI confirmadas para Covid-19, o aumento foi de 36%, passando de 307 para 418.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br