Esportes
Sistemas da Informação da Urcamp projeta sala de troféus virtual para o Bagé
Os cursos da Urcamp se engajaram, nos últimos meses, com o centenário do Grêmio Esportivo Bagé, que será celebrado no dia 5 de agosto. Dentre a série de iniciativas, a Sistemas da Informação desenvolveu um sala de troféus virtual, cujo acervo pode ser visualizado via óculos de acesso à realidade virtual. A iniciativa tem caráter de inovação, não somente pelo uso do recurso tecnológico, mas também pelo fato do clube não possuir uma sala física. Ou seja, o espaço foi totalmente criado pelos alunos. Agora, o projeto, que já foi submetido a avaliação interna acadêmica, será apresentado aos diretores jalde-negros para articular uma eventual disponibilização de acesso ao torcedor.
A construção da ideia
A sala de troféus virtual foi construída pelos alunos Victor Mendonça, Marcos Pereira, Eduardo Campos e Nicolas Caldeira, dentro dos projetos integradores do módulo Ambientes Imersivos Inovadores, que são coordenados pelo professor João Abelar. A partir disso, o desenvolvimento ocorreu com suporte dos professores Francisco Lucas (competência de Computação Gráfica e Realidade Virtual); Paula Silveira (Interface Humano-Computador) e Henry Carvalho (Desenvolvimento de Aplicativos Móveis).
De acordo com o professor Francisco Lucas, a modelagem tridimensional e o espaço foi totalmente criado pelos estudantes. A ideia foi elaborada ainda quando ocorriam no formato presencial. Com a pandemia, a execução do projeto, bem como a coleta de dados, ocorreu 100% de forma on-line. Para acesso aos troféus e informações, os alunos obtiveram os dados via internet e por contato com pessoas ligadas diretamente ao clube.
Nesse passeio virtual, ao se aproximar do troféu, o usuário tem acesso à informações históricas, como o campeonato, ano e demais detalhes daquela conquista. A intenção, agora, é de que o projeto seja aprimorado ainda mais e possa repercutir em caráter externo, com torcedores e afins.
Perspectivas para acesso
Segundo o estudante Victor Mendonça, o incentivo que houve por parte dos professores foi o "ponto-chave" para criação do espaço. Atualmente, a sala possui seis troféus, porém, ele afirma que há intenção de adicionar, ao espaço, novos itens, bem como deixá-lo ainda mais interativo."Não tínhamos uma referência de cenário, então, fizemos do 'zero' e conseguimos criar um ambiente inteiro e pronto para exibição. Agora, pretendemos apresentar esse projeto aos diretores do clube, para a avaliação deles, e tentar disponibilizar esse aplicativo para o público externo. Uma das ideias é disponibilizar o óculos de realidade virtual na sede do clube para o torcedor ter acesso assim que a pandemia acabar", afirma.
Com base nesse contexto, o acadêmico de Sistemas da Informação aponta a vontade de prosseguir com o trabalho, mesmo que já tenha sido avaliado no cenário acadêmico. "As dificuldades que todo mundo teve, pela pandemia, nos inspirou ainda mais a trabalhar, de modo que tivéssemos um produto finalizado no final do semestre. Outra motivação que tivemos é o centenário do clube em si. Embora já tenha concluído o semestre e apresentado na Urcamp, pretendemos desenvolver e aperfeiçoar ainda mais o projeto. Daí, a intenção é trabalhar mediante parceria direita, entre nós e o próprio clube", conclui.