MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Sistemas da Informação da Urcamp projeta sala de troféus virtual para o Bagé

Publicada em 04/07/2020
Sistemas da Informação da Urcamp projeta sala de troféus virtual para o Bagé | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo pretende apresentar iniciativa para diretores jalde-negros

Os cursos da Urcamp se engajaram, nos últimos meses, com o centenário do Grêmio Esportivo Bagé, que será celebrado no dia 5 de agosto. Dentre a série de iniciativas, a Sistemas da Informação desenvolveu um sala de troféus virtual, cujo acervo pode ser visualizado via óculos de acesso à realidade virtual. A iniciativa tem caráter de inovação, não somente pelo uso do recurso tecnológico, mas também pelo fato do clube não possuir uma sala física. Ou seja, o espaço foi totalmente criado pelos alunos. Agora, o projeto, que já foi submetido a avaliação interna acadêmica, será apresentado aos diretores jalde-negros para articular uma eventual disponibilização de acesso ao torcedor.

A construção da ideia

A sala de troféus virtual foi construída pelos alunos Victor Mendonça, Marcos Pereira, Eduardo Campos e Nicolas Caldeira, dentro dos projetos integradores do módulo Ambientes Imersivos Inovadores, que são coordenados pelo professor João Abelar. A partir disso, o desenvolvimento ocorreu com suporte dos professores Francisco Lucas (competência de Computação Gráfica e Realidade Virtual); Paula Silveira (Interface Humano-Computador) e Henry Carvalho (Desenvolvimento de Aplicativos Móveis).
De acordo com o professor Francisco Lucas, a modelagem tridimensional e o espaço foi totalmente criado pelos estudantes. A ideia foi elaborada ainda quando ocorriam no formato presencial. Com a pandemia, a execução do projeto, bem como a coleta de dados, ocorreu 100% de forma on-line. Para acesso aos troféus e informações, os alunos obtiveram os dados via internet e por contato com pessoas ligadas diretamente ao clube.
Nesse passeio virtual, ao se aproximar do troféu, o usuário tem acesso à informações históricas, como o campeonato, ano e demais detalhes daquela conquista. A intenção, agora, é de que o projeto seja aprimorado ainda mais e possa repercutir em caráter externo, com torcedores e afins.

Perspectivas para acesso

Segundo o estudante Victor Mendonça, o incentivo que houve por parte dos professores foi o "ponto-chave" para criação do espaço. Atualmente, a sala possui seis troféus, porém, ele afirma que há intenção de adicionar, ao espaço, novos itens, bem como deixá-lo ainda mais interativo."Não tínhamos uma referência de cenário, então, fizemos do 'zero' e conseguimos criar um ambiente inteiro e pronto para exibição. Agora, pretendemos apresentar esse projeto aos diretores do clube, para a avaliação deles, e tentar disponibilizar esse aplicativo para o público externo. Uma das ideias é disponibilizar o óculos de realidade virtual na sede do clube para o torcedor ter acesso assim que a pandemia acabar", afirma.
Com base nesse contexto, o acadêmico de Sistemas da Informação aponta a vontade de prosseguir com o trabalho, mesmo que já tenha sido avaliado no cenário acadêmico. "As dificuldades que todo mundo teve, pela pandemia, nos inspirou ainda mais a trabalhar, de modo que tivéssemos um produto finalizado no final do semestre. Outra motivação que tivemos é o centenário do clube em si. Embora já tenha concluído o semestre e apresentado na Urcamp, pretendemos desenvolver e aperfeiçoar ainda mais o projeto. Daí, a intenção é trabalhar mediante parceria direita, entre nós e o próprio clube", conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br