ANO: 26 | Nº: 6590

Dilce Helena Alves Aguzzi

dilcehelenapsicologa@gmail.com
Psicóloga
07/07/2020 Dilce Helena Alves Aguzzi (Opinião)

Aqueles que nos motivam

Há pessoas que passam por nossas vidas e marcam para sempre, independente do tempo de permanência, convivência ou grau de profundidade do vínculo seja ele de amizade, familiar ou profissional.
Somos atraídos pelo jeito de ser dos outros e a forma com que resolvem suas demandas da vida. Naturalmente temos dispositivos herdados de nossas bases evolucionárias e eles nos impelem a observar, identificar e depois copiar aqueles aspectos que nos parecem interessantes e bem sucedidos. Assim sobrevivemos às adversidades dos tempos e nos mantivemos enquanto espécie sobre a terra.
Tem gente que é exemplar, ou seja, não é perfeita como muitos pensam, mas pode servir de modelo por fazer coisas de um jeito, resolver problemas ou criar situações, fatos ou formas inovadoras de utilizar coisas banais que nos atiça a vontade de fazer igual ou parecido. Os exemplos também podem funcionar de forma inversa, ou seja, alguém que nos serve de modelagem negativa, aquilo que jamais queremos nos tornar. Os bons exemplos e modelos positivos de qualidades motivadoras dos aspectos que desejamos abundantes no mundo devem estar presentes no cotidiano das crianças uma vez que estas aprendem principalmente através da repetição do que é visto a sua volta.
Mas há aquelas pessoas que são inspiradoras e inspiração é algo bem mais difícil de descrever, é imaterial, poético. O exemplo é pura ação, a inspiração é emoção que pode levar à ação. Enquanto o exemplo convida a fazer igual quem inspira induz a sermos nós mesmos. O exemplo é algo externo. A inspiração desperta aquilo que há de novo e genuíno dentro de nós. A pessoa inspiradora proporciona a vontade de fazermos coisas também, porém do nosso jeito. Seguir bons exemplos pode ser algo gratificante, identificar as pessoas e ações que nos servem de inspiração pode ser um atalho para uma existência simplesmente verdadeira e feliz.


"O exemplo é pura ação,
a inspiração é emoção"

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...