MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Subseção Bagé da OAB cobra retorno das atividades presenciais do Judiciário

Publicada em 07/07/2020
Subseção Bagé da OAB cobra retorno das atividades presenciais do Judiciário | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Aquele trabalhador que foi demitido e tem direitos a receber, está lá parado, esperando", argumenta Marinho

As atividades da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal estão funcionando apenas de forma virtual desde o dia 17 de março. Na Justiça Estadual, cujo montante de processos físicos ainda é superior a 80%, as atividades ainda não retornaram, nem através das plataformas digitais de atendimento. Para a Subseção Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a situação representa um "prejuízo para a cidadania".
O presidente de Subseção Bagé, Marcelo Marinho, relata que há um grande questionamento da categoria sobre o retorno das atividades forenses. Isto porque mesmo com o retorno dos processos eletrônicos, no início de maio, tanto na Justiça Federal quanto na Justiça do Trabalho, que contam com 100% dos processos virtualizados, ainda não estão sendo realizadas audiências.
Os processos que tramitam na Justiça Estadual são os mais afetados, já que mais de 80% ainda são físicos, sem tramitação eletrônica. Neste caso, os processos físicos estão com os prazos suspensos. Marinho detalha que são cerca de três milhões de processos paralisados no momento, apenas na Justiça Estadual.
"A cidadania precisa dessa prestação jurisdicional o mais breve possível, porque precisa receber os seus direitos. Aquele trabalhador que foi demitido e tem direitos a receber, está lá parado, esperando. A OAB sempre vai priorizar primeiro a saúde e a vida de todos os envolvidos, mas precisamos do retorno total das atividades forenses, de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde", aponta.
O retorno das atividades está programado para 15 de julho. Mas Marinho teme uma nova prorrogação do prazo, tal qual foi feito anteriormente. "A previsão de retomada das atividades presenciais era no dia 29 de junho, mas, no dia 26, esse prazo foi prorrogado para julho. "Esperamos que o Tribunal de Justiça se sensibilize com a sociedade e determine o retorno que já está programado", destaca o presidente da Subseção.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br