ANO: 26 | Nº: 6578

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
11/07/2020 José Artur Maruri (Opinião)

Literatura de esperança

Numa das últimas oportunidades em que nos foi possível publicar pelo presente diário, houve a necessidade de aclararmos algumas questões sobre o livro de apocalipse, segundo o benfeitor espiritual de Francisco Cândido Xavier, Emmanuel, numa mensagem bastante motivadora, intitulada "nunca esmoreças".
Hoje, seguindo a mesma linha, estamos a buscar subsídios no organizador dos textos de Emmanuel para a Federação Espírita Brasileira, Saulo Cesar Ribeiro da Silva. Trabalho que, diga-se de passagem, rendeu uma obra de sete volumes – O Evangelho por Emmanuel.
Silva, ao introduzir os textos de Emmanuel sobre "o apocalipse", refere que "a palavra apocalipse adquiriu um conjunto de significados que se afastam enormemente do seu sentido original e conferem uma percepção atual que era desconhecida dos autores do primeiro século".
Segundo o autor da Federação Espírita Brasileira, "apocalipse, no seu sentido original, significa retirar o véu que encobria algo, revelando, assim, o que antes estava oculto aos olhos do observador. (...) A literatura apocalíptica tem, além de uma forma e uma base simbólica, um propósito muito claro. É uma literatura de esperança".
E era lógico que assim fosse. Surgida em um período de opressão e domínio da Palestina, ela vem com o propósito de demonstrar o absoluto controle de Deus sobre os eventos que se passam no mundo. Tem, assim, o objetivo de fortalecer a fé e a esperança daqueles que passam por tribulações.
Nesse sentido, surgem expressões como "não tenhas medo do que irás sofrer" ou "o que está sentado no trono declarou então: eis que eu faço novas todas as coisas" (Apocalipse 2:10; 21:5).
Diante disso, eis que estamos diante de novas coisas, Emmanuel, benfeitor espiritual de Chico Xavier, e Boaventura Souza Santos, sociólogo português contemporâneo, concordam quando indicam que a Terra é uma grande escola.
Aliás, o sociólogo, em recente entrevista para a BBC News, afirmou: "O vírus é um professor no sentido de que ele está nos dando várias lições. O problema é saber se nós vamos escutar e aprender. O cruel é que a única maneira que o vírus tem de nos ensinar é matando, matando inocentes, milhares e milhares deles".
Ele prossegue: "O vírus é um professor que está nos ensinando que a Mãe Terra não está satisfeita com o modelo de desenvolvimento que temos".
Outrossim, se considerarmos que o apocalipse traz uma literatura de esperança e não o fim dos tempos, podemos concluir que é o próprio planeta quem está ligando o sinal de alerta à humanidade, afinal, chegamos numa era de transição e, por isso, precisamos aprender sua lição professoral.
Enfim, as lições de Allan Kardec em Obras Póstumas, estão cada vez mais oportunas, com as quais encaminhamos:
"Não é, pois, o fim do mundo material que se prepara, mas o fim do mundo moral: é o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do egoísmo, do orgulho e do fanatismo que desaba; cada dia leva-lhe alguns resíduos. Tudo acabará para ele com a geração que dele se vai, e a geração nova elevará o novo edifício que as gerações seguintes consolidarão e completarão".
"(...) No entanto, através da nuvem sombria que vos envolve, e no seio da qual ronca a tempestade, já vedes despontar os primeiros raios da era nova! A fraternidade põe os seus fundamentos sobre todos os pontos do globo e os povos se estendem as mãos; a barbárie se familiariza ao contato da civilização; o fanatismo, a intolerância, perdem terreno, ao passo que a liberdade de consciência se introduz nos costumes e se torna um direito (...)".
"Espíritas, o futuro é vosso e de todos os homens de coração e de devotamento. Não temais os obstáculos, porque não há nenhum deles que possa entravar os desígnios da Providência. Trabalhai sem descanso, e agradecei a Deus por vos haver colocado na vanguarda da nova falange"
(Referências: Allan Kardec. Obras Póstumas. Regeneração da Humanidade. IDE Editora. p. 225-231. Francisco Cândido Xavier. Coordenação Saulo Cesar Ribeira da Silva. Evangelho por Emmanuel. FEB Editora. p. 212-213. Portal BBC News. https://www.bbc.com/portuguese/geral-53281462. Acesso em 09/07/2020)

*Presidente do Conselho Regional Espírita/6ª Região/FERGS

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...