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Bagé participa de edital compartilhado para adquirir medicamentos

Publicada em 14/07/2020
Bagé participa de edital compartilhado para adquirir medicamentos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Serão adquiridos medicamentos distribuidos pela Rede SUS

O município de Bagé, que integra o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa), participa de um edital para a compra compartilhada de medicamentos, através da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O pregão eletrônico, lançado pela entidade, beneficia 20 cidades. Serão adquiridos mais de 350 tipos de medicamentosos, com valor estimado de R$ 180 milhões. O edital está aberto às empresas interessadas, cujas propostas serão conhecidas no dia 20 de julho.
O objetivo da compra é atender à demanda dos municípios por esses medicamentos, por um período de 12 meses, sobretudo no período em que várias cidades estão com desabastecimento. Os produtos serão distribuídos entre as cidades representadas pela Granpal (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão), e pela Codepampa (Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Santana do Livramento e Uruguaiana). Cidades do Vale do Sinos (Campo Bom e Ivoti) também serão contempladas.
Segundo a coordenadora das farmácias públicas do município, Melissa Collares Dalé, serão adquiridos vários medicamentos distribuídos pela rede SUS. Ela salienta que esta é a terceira compra realizada através da Granpal e a aquisição coletiva traz uma redução de custos para o município. “A associação oferece a lista e cada cidade organiza seus pedidos”, disse.
De acordo com a Granpal, a compra coletiva de medicamentos traz uma redução de 25% a 40% no valor da aquisição dos produtos, gerando economia para as prefeituras, mais agilidade na escolha e saúde para a população. A expectativa é de que a compra coletiva consiga beneficiar cerca de 35% da população gaúcha que moram nos municípios do consórcio.
Criado em 2015, o Codepampa tem o objetivo de integrar os municípios participantes. Para realizar a compra dos medicamentos os municípios passam suas necessidades para o consórcio e a partir do convênio com a Granpal a licitação é realizada. Para participar, cada Executivo abre seu processo licitatório e se credencia na Ata de Registro de Preço da Granpal. Após a compra e a entrega do produto, cada Prefeitura paga diretamente para a empresa.

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