MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

RS Music Lab abre inscrições de edital para laboratório de criação e produção musical colaborativa no Rio Grande do Sul

Publicada em 15/07/2020
RS Music Lab abre inscrições de edital para laboratório de criação e produção musical colaborativa no Rio Grande do Sul | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa selecionará cinco artistas e 15 agentes culturais gaúchos para uma vivência teórica e prática sobre o setor

Conhecimento, inovação e conexão são as palavras-chave para construir um trabalho musical. Com este mantra, o projeto RS Music Lab, em parceria com o programa Natura Musical, chega como uma plataforma de impulso para o cenário criativo do Rio Grande do Sul. Proporcionando uma imersão no mercado musical, a iniciativa selecionará cinco artistas e 15 agentes culturais gaúchos para uma vivência teórica e prática sobre o setor e seus caminhos possíveis durante o isolamento social. As inscrições para o edital serão abertas amanhã, dia 17 de julho.
Segundo um dos idealizadores, o produtor Paulo Zé Barcellos, o RS Music Lab nasceu da necessidade de capacitação da cena gaúcha na área e da criação de conexões mais fortes com o mercado nacional do setor. “Já tínhamos muito a construir e conectar. Agora com a questão da pandemia, todo o setor está passando por uma grande transformação. Teremos a oportunidade única de proporcionar este laboratório musical para co-criar soluções inovadoras, desenvolvendo ferramentas e fortalecendo redes permanentes de desenvolvimento desta cadeia.”, afirma Paulo.
A imersão será feita em três etapas. A primeira, batizada como “capacitação”, terá workshops virtuais com temas como produção musical, produção audiovisual, elaboração de projetos, produção de eventos, comunicação e conteúdo digital e streaming e plataformas digitais de música. Na segunda etapa, conhecida como “criatividade e estratégias”, o grupo aplicará o aprendizado dos workshops, realizando a produção musical e audiovisual de um single/clipe para cada banda participante e fará o planejamento do lançamento desse conteúdo. Em “criação de rede”, último estágio da imersão, haverá uma conferência virtual com rodadas de negócios, lançamento do EP com os singles/clipes dos artistas do projeto e alguns showcases.
O RS Music Lab foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Vitor Ramil, Zudizilla, Tagua Tagua e Tem Preto no Sul, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 30 projetos até 2019, como Filipe Catto, Bloco da Laje, Borguetti e Yamandu, Musa Híbrida, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil. “O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Sobre o Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.  

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br