MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi manifesta indignação com transferência do Fundoprev para o Caixa Único

Publicada em 17/07/2020
Mainardi manifesta indignação com transferência do Fundoprev para o Caixa Único | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Petista observa que 'governo quer raspar os cofres do Fundo de Previdência dos servidores'

O líder da bancada do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi, manifestou indignação com a iniciativa do Executivo, protocolada com regime de urgência, na Assembleia Legislativa, que prevê a transferência de R$ 2,5 bilhões do Fundo de Previdência dos Servidores Estaduais (Fundoprev) para o Caixa Único do Estado. “Estou perplexo e indignado”, disse.
O Fundoprev foi criado em 2011, pelo ex-governador Tarso Genro, do PT, e iniciou uma transferência dos fundos previdenciários do Tesouro para o fundo previdenciário, bancado de forma conjunta pelo Estado e pelos servidores. Em 2016, José Ivo Sartori, do MDB, criou a lei que regulamentou a aposentadoria complementar, mudando o sistema, mas mantendo a poupança que já havia sido consolidada no Fundo.
Os servidores que ingressaram no Estado entre 2011 e 2016 têm garantias que seriam bancados pelo Fundoprev. Com isso, o Tesouro seria cada vez mais aliviado das despesas com as aposentadorias, que representam hoje algo em torno de 60% do gasto em folha de pessoal.
Para Mainardi, a iniciativa do atual governo trará prejuízos para todos e visa apenas a resolver uma parte das demandas do presente. “Utilizará os R$ 2,5 bi agora, mas comprometerá o futuro, já que todos os 17 mil servidores que ingressaram entre 2011 e 2016 serão incluídos no regime anterior, em que o Tesouro responde pelas aposentadorias, ampliando o déficit do Estado”, argumenta.
Segundo o parlamentar, será uma 'vergonha' se a Assembleia Legislativa aprovar o projeto do Executivo. “Quando repetem à exaustão que o Estado está falido, defendem cortes, privatizações e parcelam salários, não podem promover mais déficit, prejudicando não apenas os servidores, mas a sociedade inteira”, destacou. Mainardi considera a hipótese de recorrer à Justiça caso a iniciativa venha a ser aprovada. “Além de tudo, trata-se de uma iniciativa completamente inconstitucional”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br