MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeitura pode instituir Programa Municipal de Justiça Restaurativa

Publicada em 17/07/2020

Através de projeto de lei encaminhado à Câmara, a Prefeitura de Bagé pode criar o Programa da Justiça Restaurativa - Práticas Circulares Restaurativas, que visa o desenvolvimento articulado de um conjunto de estratégias inspiradas nos princípios da Justiça Restaurativa. Denominado de 'Bagé Abraça a Paz', o programa será promovido pelo Executivo, nas escolas públicas da rede municipal, abrangendo atividades de pedagogia social, a promoção da cultura da paz e do diálogo, bem como a implementação de atividades preventivas e a oferta dos serviços de solução autocompositiva de conflitos.
A proposta de legislação prevê a criação de um Comitê de Paz, vinculado ao gabinete do prefeito, com servidores designados pelo chefe do Executivo. Também está prevista a criação de Círculos de Construção da Paz. A redação menciona a figura dos facilitadores (agentes capacitados com certificação e cadastrados no Comitê da Paz), definindo as Práticas Restaurativas como o conjunto de atos conduzidos em âmbito pedagógico, através de um movimento conciliatório, que privilegia o diálogo na resolução dos conflitos, na reparação do dano e na responsabilidade de toda rede social.
O programa será executado, de forma cooperativa, pelo gabinete do prefeito; pelas secretarias municipais; profissionais das escolas, familiares, alunos, associação de pais e mestres; Coordenadoria da Mulher; Conselhos Municipais; Conselho Tutelar; 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE); Procuradoria-Geral do Município; Polícia Civil; Brigada Militar; Defensoria Pública; Ministério Público/Promotoria da Infância; Legislativo; Judiciário; além de associações, organizações e entidades não governamentais; e pessoas físicas voluntárias que tenham qualificação na área.
Na justificativa apresentada aos vereadores, o prefeito Divaldo Lara, do PTB, argumenta que o Programa Municipal de Práticas Restaurativas consiste em um 'conjunto articulado de estratégias inspiradas nos princípios da Justiça Restaurativa, abrangendo atividades de pedagogia social, com vistas a promoção da cultura da paz, do diálogo e a implementação com maior capilaridade da oferta de atividades preventivas e dos serviços de solução autocompositiva de conflitos, mediante subsídios fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)'.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br