MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Clubes da série A lançam manifesto de apoio à MP 984

Publicada em 18/07/2020
Clubes da série A lançam manifesto de apoio à MP 984 | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Direito de transmissão tem sido alvo constante de debates

Dezesseis dos vinte clubes da série A do Campeonato Brasileiro lançaram, na quinta-feira (16), um manifesto apoiando a Medida Provisória 984, que muda regras sobre direito de transmissão de eventos esportivos, além de flexibilizar contratos de jogadores de futebol com os clubes.
Sobre os direitos de transmissão, também chamado de "direito de arena", a MP define que o clube mandante do jogo passa a ter direito exclusivo de vender a exibição das imagens da partida para uma emissora de televisão ou outra plataforma de mídia. Até então, a lei previa que os direitos pertenciam aos dois clubes envolvidos no espetáculo esportivo.
No manifesto divulgado na quinta, os clubes signatários afirmam: "Os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos".
As equipes que assinam o manifesto são: Athletico, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Internacional, Palmeiras, Bragantino, Santos, Sport e Vasco. Os quatro clubes que não participam da iniciativa são Botafogo, Fluminense, Grêmio e São Paulo.
O Tricolor das Laranjeiras chegou a emitir uma nota após a divulgação do manifesto, afirmando que "o Fluminense Football Club entende que os dispositivos da MP 984 carecem de melhor entendimento por parte dos clubes. Acreditamos que o debate é necessário e este ainda não se deu de forma adequada. Portanto, não foi ainda conclusivo para uma tomada de posição. O Fluminense acredita na negociação coletiva de direitos e, indissociavelmente, no debate coletivo, o que ainda não ocorreu de forma estruturada".
Desde que a MP foi aprovada, alguns estaduais já tiveram efeitos práticos com a transmissão feita por canais oficiais de clubes. A TV Fla foi o primeiro deles. Depois, veio a FluTV. No Campeonato Cearense, que também retornou, Ceará e Fortaleza também são exemplos de equipes que investiram na transmissão pelo YouTube. E dá para citar, ainda, o caso da SBT, que transmitiu o segundo jogo da final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense.

Com informações da Agência Brasil

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br