MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dez regiões se unem a Bagé e Pelotas na bandeira laranja do Distanciamento Controlado

Publicada em 21/07/2020
Dez regiões se unem a Bagé e Pelotas na bandeira laranja do Distanciamento Controlado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atualização que determinou restrições foi divulgada na segunda-feira

Os resultados dos pedidos de recursos dos municípios ao mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado foram apresentados na tarde de segunda-feira, pelo governador, Eduardo Leite. Enquanto a bandeira preliminar divulgada pelo Governo do Estado na última semana apontava apenas Bagé e Pelotas com bandeira laranja, indicando risco médio de contaminação, a partir do deferimento de recursos, dez regiões retornaram ao status de risco médio e deixaram a bandeira vermelha: de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Erechim, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Bagé não chegou a apresentar recurso nesta 11ª rodada de Distanciamento Controlado e manteve a indicação do mapa preliminar. "A bandeira laranja não significa que o cenário esteja absolutamente tranquilo. Embora o mapa indique risco médio, o municípios podem estar vivendo uma situação mais difícil. Por isso, alguns prefeitos têm adotado protocolos mais rigorosos que o do Estado, em função dessas situações específicas do município", comentou Leite.
Ainda assim, oito regiões se mantêm na bandeira vermelha, com recursos indeferidos, totalizando 266 municípios gaúchos: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul.

Cooperação entre governos e informações via SMS
Durante live, o governador confirmou, ainda, o acordo de cooperação firmado entre o governo estadual e o governo uruguaio, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de viabilizar a compra de medicamentos para sedação de pacientes em terapia intensiva, em falta no mercado brasileiro, a fim de evitar um colapso nas unidades de tratamento intensivo em meio à pandemia. "As pessoas precisam entender que um leito de UTI não é apenas cama e respirador. É toda a infraestrutura física, insumos e, claro, a equipe", comentou.
Outra novidade apresentada por Leite foi o serviço de alerta via SMS sobre o panorama da pandemia em cada região, a fim de aumentar o engajamento no combate ao coronavírus. O serviço utilizará o sistema da Defesa Civil do Estado, que conta com mais de 600 mil usuários cadastrados. Para receber informações sobre as mudanças de bandeira e disponibilidade dos leito de UTI em sua região, os gaúchos devem encaminhar o seu CEP para o número 40199 via SMS.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br