ANO: 26 | Nº: 6590

Dilce Helena Alves Aguzzi

dilcehelenapsicologa@gmail.com
Psicóloga
21/07/2020 Dilce Helena Alves Aguzzi (Opinião)

Não diga nada. Sente ao meu lado. Segure minha mão

Estamos bastante familiarizados com o conceito de silêncio para reflexão, oração, descanso e relaxamento. A quietude intencional individual, para si mesmo, é reconhecida desde sempre para autoconhecimento e encontro com a calma e a paz interior. Entretanto, o silenciar consciente e proposital dentro do relacionamento e em momentos de diálogo e discussões não é tão difundido, porém é libertador. Esse silêncio é corajoso uma vez que abre mão da suposta superioridade da assertividade em favor do bem estar do relacionamento e da recuperação emocional da outra parte. O bem estar do outro só não é mais importante que a vaidade de ter sempre razão quando amadurecemos, quando isso ocorre o egoísmo infantil dá lugar à felicidade de momentos divididos e sublimes. Enquanto ou para quando este olhar mais maduro não está presente, vale o pedido de:
- Psiu, não fale nada e demonstre que se importa, comigo, com meu mundo e o meu jeito meio sem jeito às vezes de ser quem sou.
- Fique quieto e me ouça, não teime mesmo quando estiver com a razão e, principalmente se tiver razão, só me acalme e ouça.
- Apenas acolha minhas imperfeições.
- Faça silêncio e sente ao meu lado, ouça minhas músicas, veja meus filmes, queira e tente ver meu mundo através de meus olhos.
- Não diga nada e segure minha mão, se não puder ou eu não permitir, ainda assim, fique aqui apenas existindo, acredite isso é muito importante, isso é tudo.
- Simplesmente ignore minhas chatices e reclamações, todo mundo tem esses momentos eles tendem a passar mais rápido quando somos aceitos, acolhidos, amados.
- Ria das minhas bobagens, acolha meu pranto com ou sem sentido aparente com seu olhar de carinho e aceitação.
- E se nada disso der certo, simplesmente cale a boca e me abrace longa e ternamente.


"Acolha meu pranto com
ou sem sentido aparente"

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...