ANO: 26 | Nº: 6588

Egon Kopereck

egonkopereck@gmail.com
Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz
25/07/2020 Egon Kopereck (Opinião)

Amigos avós

Amigos leitores!

Nesse final de semana e durante a semana que passou, tivemos duas datas de profundo significado na vida humana. Dia 20/07, Dia do Amigo e 26/07, Dia dos Avós.
Quanto vale um amigo? Um amigo é um tesouro, e feliz a pessoa que tem amigos sinceros e verdadeiros, joias raras e preciosas, que não tem dinheiro que paga, e não se compra, mas se conquista, com amizade e amor retribuído.
O sábio Salomão, em Provérbios 17.17 diz: "O amigo ama em todo o tempo, e na angústia nasce o irmão.". Um pouco mais adiante em 18.24, Salomão escreveu: "Há amigo mais chegado que um irmão."
Muito já se escreveu sobre um amigo. Poesias, canções. Milton Nascimento, na Canção da América, escreveu e cantou:
"Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração."
Uma música cantada em todo Brasil, mas que, talvez tenha sua origem lá no Ceará, diz assim:
"Se uma boa amizade você tem,
Louve a Deus, pois a amizade é um bem.
Toda boa amizade você deve conservar,
Como é bom quando se sabe amar.
Amizade vem de Deus, e a Deus deve levar,
Como é bom quando se sabe amar."
E ainda outra poesia, transformada em canção diz:
"Amizade verdadeira, mesmo quando longe está,
Há de sempre ser sincera, e jamais vacilará."
Poesias, canções antigas, maravilhosas, exaltando o valor de uma boa e grande amizade.
Qual é o valor que nós damos a ela?
Amigo não é aquele que somente nos diz o que gostamos de ouvir. Amigo bom e verdadeiro é aquele que nos diz o que precisamos ouvir. Ele quer o nosso bem, e não nos deixa seguir no erro, mas nos alerta e ajuda a sair dele.
Deus queira que tenhamos amigos assim, e que, por outro lado, sejamos amigos assim. Um bom amigo é um tesouro. Saibamos valorizá-lo e conservá-lo, retribuindo com sinceridade a amizade recebida.
Se tem um amigo que, com certeza, podemos contar sempre, são nossos avós. Os avós são pais duas vezes. É bem verdade que os avós, por terem um amor tão grande pelos seus netos, por vezes, deixam eles fazer o que querem e não põe, não conseguem por limites, porque o amor que tem pelos netos, ultrapassa limites e barreiras.
O sábio Salomão, em Provérbios 17.6 diz: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos."
Quando eu ainda não sabia o que era ser avô, dizia pra minha esposa: "Ah não! Comigo, um dia, os netos não vão fazer isso ou aquilo." Hoje, acho que esqueci tudo, não lembro mais nada, mas meus netos pintam e bordam com o vô e a vó, e é tão difícil dizer não e por limites. Dizemos: "Isso é responsabilidade dos pais. Eles que ponham limites." Mas é uma bênção ter netos e, especialmente, netos amigos. E essa alegria se torna ainda maior, quando vemos e podemos ver, esses queridos netos, amando o Salvador Jesus e sendo fiéis e consagrados a ele, servindo e seguindo-o com amor e fidelidade.
Deus abençoe a todos os avós. Que tenham muitos e bons amigos, que seu netos sejam o orgulho deles, e que o que o poeta Coelho Neto disse, seja verdade na vida de cada um: "O futuro dos seus netos, depende da educação dos seus filhos."
Grande abraço a todos!

Pastor da Congregação Ev. Luterana da Paz

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...