MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coordenador de Saúde afirma que é cedo para afirmar que novos casos sem linha de contágio definida são comunitários

Publicada em 25/07/2020
Coordenador de Saúde afirma que é cedo para afirmar que novos casos sem linha de contágio definida são comunitários | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maioria dos novos pacientes positivados foi atendida na UPA, sem informar possível foco de contaminação

Na última quinta-feira, a confirmação de 26 novos casos positivos para covid-19 em Bagé surpreendeu a população. Foi a maior contagem em um mesmo dia desde o início da pandemia de covid-19 na cidade, em março. Dentro do número total, também chamou a atenção a quantidade de pacientes positivados que não tiveram a linha de contaminação pelo vírus determinada.
Ao todo, foram 21 casos sem identificação da linha de contaminação. Conforme explica a médica epidemiologista do Comitê de Operações de Emergência (COE), Flávia Marzola, tratam-se de casos provenientes de atendimento na UPA, em que não foi informado pelos pacientes qual a possível linha de contágio.
O coordenador Regional de Saúde, Ricardo Necchi, aponta que ficou surpreso com a quantidade de exames confirmados em um mesmo dia. Contudo, aponta que ainda é muito cedo para categorizar os casos sem identificação da linha de contaminação como comunitários.
Isto porque, conforme explicou, a contaminação comunitária se trata de casos em que já não é possível identificar como ocorreu a contaminação. Nos casos em questão, contudo, a maioria foi de pacientes atendidos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que não informaram a linha de contágio.
Nestes casos, as equipes da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Bagé estão atuando no sentido de rastrear as pessoas com quem os novos positivados tiveram contato e determinar de onde partiu a infecção.
"As duas principais linhas que tivemos nas últimas três semanas foram duas festas. Então, talvez, os novos confirmados sejam contactantes destes primeiros casos. Enquanto não for esclarecido, não podemos afirmar que é contaminação comunitária", explicou.
Necchi elogiou, ainda, o trabalho desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica do município desde o início da pandemia, contactando familiares e amigos de positivos a fim de mapear potenciais novos casos. "É um trabalho incansável sempre", destacou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br