MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeituras da região protocolarão recurso que contesta bandeira vermelha

Publicada em 25/07/2020
Prefeituras da região protocolarão recurso que contesta bandeira vermelha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mapa do Distanciamento Controlado atualizado na sexta-feira incluiu, pela primeira vez, região na lista de alto risco para contágio por covid-19

Uma reunião entre os prefeitos de Bagé, Divaldo Lara, de Lavras do Sul, Sávio Prestes, de Dom Pedrito, Mario  Augusto Gonçalves, o procurador jurídico de Aceguá, Nicolas Ott, e representantes de secretarias de Saúde e Planejamento da região, realizada neste sábado, dia 25, definiu que a região irá apresentar um pedido de reconsideração da cor da bandeira estabelecida na 12ª rodada do Distanciamento Controlado do RS, na qual, pela primeira vez, a região de Bagé figurou na bandeira vermelha, que representa risco alto para o contágio de covid-19.
O recurso, segundo acertado, será protocolado por Bagé no Gabinete de Crise do Estado, com a moção de apoio das prefeituras das cidades vizinhas. Candiota, por outro lado, decidiu por acatar a nova classificação e Hulha Negra não participou da moção - assim, não se manifestou até o momento.
Conforme o assessor jurídico do gabinete do prefeito de Bagé, Álvaro Mata Lara, o documento deve ser protocolado até as 6h de amanhã, no site do Estado. Lara explica que, no texto, constam os indicadores de enfrentamento da Covid-19 na região. O procurador comenta que são onze indicadores que levaram a região à bandeira vermelha.
O procurador informa que um dos indicadores foi a situação de um óbito que ocorreu em Lavras do Sul, no dia 13 de julho, mas foi computado esta semana. Ele relata que a região está com 7% dos leitos ocupados e 12% nas Unidades de Tratamento Intensivo. “Das 1,5 mil mortes do Estado, cinco foram na região e mesmo que os números de positivados em Bagé tenham aumentado na última semana, a maioria dos pacientes está em casa e assintomático”, argumenta.
A posição final do Estado deve ser apresentada na segunda-feira, a partir das 16h. Caso seja considerado o pedido apresentado pela região, ela retornará à bandeira laranja, o que determina o menor rigor nas atividades comerciais/industriais, entre outros, frente à pandemia de Covid-19.
Por outro lado, caso seja confirmada a situação de bandeira vermelha, haverá maior rigor e diversas atividades passarão a ser suspensas, principalmente no que se refere a limitação e fechamento de estabelecimentos da região.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br