MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Após retorno à bandeira laranja, semana será de análise do cenário da pandemia em Bagé

Publicada em 28/07/2020
Após retorno à bandeira laranja, semana será de análise do cenário da pandemia em Bagé | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Em divulgação de bandeira preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado, na sexta-feira passada, Bagé foi classificada pelo Governo do Estado em bandeira vermelha, que aponta alto risco de contaminação. Após o recurso encaminhado pela Prefeitura de Bagé, elaborado em conjunto com os gestores dos municípios da região, o governador, Eduardo Leite, deferiu o pedido de retorno à bandeira laranja.
A bandeira definitiva foi divulgada na tarde de ontem, em live realizada por Leite, e terá vigência de 28 de julho a 3 de agosto. Entre os motivos apontados pelo gestor estadual para dar anuência à solicitação de retorno ao status de risco médio de contaminação na região foi a oscilação negativa de óbitos (já que, conforme foi explicado pelo prefeito, Divaldo Lara, um óbito ocorrido em Lavras do Sul foi registrado com uma semana de atraso); a melhora da proporção de casos ativos para casos recuperados; e, por último, pela disponibilidade satisfatória de leitos hospitalares na macrorregião.
Em coletiva de imprensa virtual, o prefeito reafirmou os indicadores positivos que possibilitaram o retorno à bandeira laranja, mencionados por Leite. Sobre adotar medidas mais rigorosas para evitar uma nova onda de contaminações, Lara destacou que primeiro irá avaliar o panorama desta semana, analisando o comportamento dos bajeenses frente às restrições impostas, o número de contaminados e leitos. Além disso, pretende aumentar a escala de testagem da população a fim de identificar possíveis contaminados das duas linhas ativas do conhecimento da Prefeitura. "Essa semana será decisiva, a cidade não luta apenas contra o vírus. Luta também contra aqueles que são aliados do vírus e por irresponsabilidade acabam promovendo a contaminação indiscriminada, levando o município à situação de dificuldade novamente", disse. Adiantou, ainda, que se não houver mudança de cenário, voltará a analisar medidas mais duras, inclusive um novo fechamento do comércio.
Para auxiliar nas ações de combate à covid-19, a Prefeitura buscou reforços junto à Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual, além de solicitar o apoio do Exército Brasileiro na realização de novas barreiras sanitárias nos quatro pontos de entrada da cidade. Junto ao Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Coronel Carlos André Maciel Levy, a secretária de Saúde, Deise Quadros, também firmou parceria para ações educativas nos bairros.
Novo óbito
Após anunciar duas mortes de pacientes infectados por Covid-19, no sábado, Bagé registrou um novo caso na tarde de ontem. Segundo anunciado pela Secretaria de Saúde, trata-se de um idoso de 77 anos, com comorbidades, que veio a óbito no último dia (22). Segundo informado pela Prefeitura, o paciente era andarilho, sempre em meio comunitário, não podendo assim ser definida a linha de contágio. A informação do teste positivado chegou pela manhã, e como preconizam os protocolos de saúde e segurança, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência foi atrás dos familiares para informar e investigar a linha de contágio. 
Segundo a titular da pasta da Saúde, Deise Quadros, não é possível afirmar que o motivo da morte tenha sido pelo novo coronavírus, mas este pode ter sido o agravante para o ocorrido.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br