MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Auditoria que definirá retirada da vacinação contra aftosa ocorrerá em agosto

Publicada em 28/07/2020
Auditoria que definirá retirada da vacinação contra aftosa ocorrerá em agosto | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Das 18 recomendações do ministério, faltam atender apenas duas", disse Covatti Filho

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural já tem data definida para receber auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: 4 e 5 de agosto. Neste período, o ministério avaliará o cumprimento dos 18 apontamentos levantados durante a auditoria realizada no ano passado para que o Rio Grande do Sul consiga o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

As principais ações realizadas nos últimos meses para a conquista da retirada da vacinação foram apresentadas pelo secretário Covatti Filho durante reunião virtual da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, realizada nesta segunda-feira (27).

"Das 18 recomendações do ministério, faltam atender apenas duas, que já estão em fase final de cumprimento. A montadora vencedora da licitação de 72 veículos para o Estado já está enviando o cronograma de entrega, e o pregão para contratação de 150 auxiliares administrativos deve começar a receber propostas a partir de 4 de agosto. Então, mesmo que a auditoria acontecesse hoje, seríamos bem avaliados porque o ministério vai comprovar que o governo estadual fez todos os movimentos necessários para a conquista da retirada da vacinação contra a aftosa", detalhou Covatti Filho.

O auditor Gilson Renato Evangelista de Souza contou que, no início de julho, o ministério realizou uma pré-avaliação da secretaria. "Verificamos que os 18 itens estão com andamento bastante adequado e em fase final de atendimento. A auditoria de agosto vai averiguar o andamento das metas, considerando o pleito para evolução de status sanitário junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)", completou.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa do Saneamento Animal (Fundesa), Rogério Kerber, ressaltou as vantagens que a retirada da vacinação contra a febre aftosa trará para os produtores rurais do Estado. "Canadá já começa a sinalizar negociação de carne bovina com o Brasil, e quem sabe o Rio Grande do Sul poderá se sentar à mesa e negociar com este importante mercado e outros mais. Será uma nova perspectiva para todo o Estado", destacou.

Conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, a reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito, do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agropecuária Gaúcha, deputado Edson Brum, dos deputados Silvana Covatti, Zé Nunes e Sérgio Turra, e de representantes da Farsul, Fetag, Famurs e demais entidades do setor produtivo.

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br