ANO: 26 | Nº: 6590
30/07/2020 Região

Dom Pedrito confirma caso de zika vírus

Foto: Marcelo Brum/Portal Qwerty

Paciente era suspeita de covid-19
Paciente era suspeita de covid-19

A Vigilância Epidemiológica de Dom Pedrito recebeu, nesta quinta-feira (30), mais um resultado positivo para o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é o mesmo da dengue, chikungunya e febre amarela.
Trata-se de uma mulher de 37 anos, que reside na área central e chegou ao serviço com suspeita de covid-19. Por conta disso, foi testada para o vírus e para arboviroses.
Dom Pedrito já acumula casos em três bairros distintos. Em função disso, a Secretaria de Saúde está fazendo o mapeamento da área, num raio de 150 metros, e tomando as medidas necessárias para a eliminação de possíveis focos.
“Cada cidadão deve verificar regularmente, mesmo no inverno, em suas casas, qualquer possibilidade de água parada nos pátios, calhas, floreiras ou qualquer objeto que acumule água, por menor que seja”, destaca a vigilância.

Alertas *
- Em alguns casos não há nenhum sintoma. Em outros, o Zika pode provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré).
- Quando presentes, os sintomas são leves e duram menos de uma semana. Eles incluem febre, irritação na pele, dor nas articulações, olhos vermelhos, mal-estar em geral e, em alguns casos, diarreia e dor nos olhos.
- Não há vacina ou tratamento específico.
- Em gestantes, os efeitos podem recair sobre o feto, podendo causar defeitos congênitos subsequentes, entre eles, a microcefalia que já atingiu muitos bebês em locais onde o zika vírus estava presente.

*Com informações da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...