MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Economia

Atividades de turismo começam a ser retomadas

Publicada em 31/07/2020
Atividades de turismo começam a ser retomadas | Economia | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social foi o turismo. O setor enfrenta insegurança, mas, ao mesmo tempo, busca a retomada gradativa com mudanças, inclusive de ofertas.
As agências especializadas em viagens, empresas aéreas e guias de turismo estão se reinventando para impulsionar o processo. A Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), por exemplo, instalou o Comitê de Crise e, em abril, lançou o Plano Estratégico de Incentivo e Retomada do Turismo no Pampa Gaúcho, para organizar a retomada das atividades turísticas e promover informação, segurança, qualificação, promoção e conteúdo para a região.
Já a Associação Bajeense do Guias de Turismo, fundada em outubro de 2019, luta pela valorização da categoria. A entidade tem a finalidade de defender, coordenar, proteger, fiscalizar e representar os Guias de Turismo e atua em todo o município de Bagé, bem como presta assessoria para os municípios que fazem parte das Regiões do Pampa Gaúcho e Fronteira. Conforme a presidente, Mariane Santana Carvalho Fernandes, a entidade pretende promover ações que favoreçam a maior atuação profissional para o desenvolvimento sustentável do setor. “Queremos contribuir para o desenvolvimento turístico com o objetivo de atrair e aumentar o fluxo de visitantes de Bagé e da Região, fomentar a promoção do desenvolvimento do turismo regional”, disse.
Mariane conta que a Associação seria lançada, oficialmente, em maio, porém, devido à pandemia, não foi possível. “Estamos impulsionando, através das redes sociais, e buscando sócios para a entidade. Em Bagé, são cerca de 50 profissionais que se formaram e não conseguem trabalhar na área”, relata.

Viagens

Algumas agências e instituições também estão se movimentando para a venda de pacotes e viagens. O Sesc, por exemplo, já projeta atividades para este ano, com um pacote para Gramado, em outubro, e outro para as Termas de Marcelino Ramos, em novembro. O roteiro dos pacotes turísticos pode sofrer modificações sem aviso prévio, sendo, inclusive, passíveis de cancelamento total dos serviços em decorrência da possibilidade de alteração nas regras do distanciamento controlado determinadas pelo Governo de cada região em razão da pandemia.

Na agência de turismo CVC, os pacotes nacionais também já estão sendo comercializados desde abril. Porém, segundo a gerente, Vanessa Pires, as pessoas ainda estão com receio de viajar. “Vendemos para o Rio de Janeiro e as pessoas embarcaram este mês e temos projeções para o final do ano”, informa.

Segundo ela, alguns passeios previstos nos pacotes podem sofrer alterações devido ao distanciamento. Ela comenta que os roteiros mais procurados são para Maceió e Porto de Galinhas, em especial devido à queda no valor das passagens aéreas, que estão em torno de 60% mais baratas. “Por enquanto, as viagens internacionais estão paradas, mas estamos reemitindo os vouchers para 2021”, frisa.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br