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Restaurantes retomam clientela gradativamente
Abertos desde maio e atendendo uma série de medidas de distanciamento controlado por causa da pandemia do novo coronavírus, os restaurantes e lancherias de Bagé vêm se adaptando para enfrentar à nova realidade. Para atendimento presencial, os empreendedores precisaram cumprir regras, como a diminuição do número de funcionários e da sua capacidade de atendimento pela metade, além de garantir distância mínima de dois metros entre as mesas.
O empresário Luis Mario Soares Vidart ressalta que o movimento aumentou um pouco recentemente. Antes da pandemia, o restaurante atendia, em média, 100 pessoas diariamente. Após, quando retomou as atividades após o fechamento momentâneo, eram servidas, em média, apenas seis refeições e, agora, pode dizer que já está retomando gradativamente a clientela. “Hoje temos uma média de 25 a 30 pessoas diariamente”, revela.
Para garantir a confiança dos clientes, já que está há mais de 30 anos no mercado, ele diminuiu o tamanho do buffet e toda a alimentação é servida pelos funcionários. O empresário também relata que está com promoções na parte de carnes, o que impulsiona as vendas. “Nos finais de semana, o movimento aumenta e contratamos garçons para garantir o atendimento”, destaca.
Outro restaurante tradicional de Bagé que está retomando os clientes aos poucos é o do empresário Bauzareti Monteiro Ele comenta que quando reabriu, atendia cerca de 30% dos clientes e, agora, já está com 70% do movimento visualizado antes da pandemia. “Se conseguir manter assim e pagar as contas está bom”, estima.
O empresário enfatiza que, no início, necessitou fazer alguns cortes de pessoal, reduziu o buffet e proporcionou álcool em gel, talheres ensacados e mesas distanciadas, mas preferiu seguir na mesma linha de atendimento e não quis implantar o sistema de delivery. “A melhora é gradativa. Com o comércio aberto, a situação se estabiliza”, argumenta.