MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Com disputa entre Bagé e Caxias, livro conta história das partidas de futebol disputadas na neve

Publicada em 03/08/2020
Com disputa entre Bagé e Caxias, livro conta história das partidas de futebol disputadas na neve | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Felipão em partida disputada contra o jalde-negro, em maio de 1979

Que o futebol é uma caixinha de surpresas, isso todos sabem. O que muitas vezes não se tem noção é do tamanho das surpresas que ele nos reserva. Algumas inusitadas, como a dos jogos realizados em gramados literalmente brancos. Futebol e neve já se encontraram comprovadamente por oito vezes no Brasil, todas na década de 1970. E uma das partidas foi disputada pelo Grêmio Bagé, diante do Caxias, no estádio Centenário, na Serra Gaúcha.
A história desses jogos foi resgatada pelo escritor Henrique Porto em sua segunda obra, intitulada “Pé-frio, futebol e neve no Brasil”. Um trabalho de pesquisa que iniciou em 2016 e em julho deste ano chegou ao mercado por intermédio da Design Editora. “É uma obra para todos que gostam de futebol, mas também para aqueles que apreciam boas histórias”, destaca o autor.
Com foco nas dificuldades dos atletas, que não estavam preparados para enfrentar condições adversas, surgem histórias como a do goleiro que vestiu meia-calça, de uma lua de mel interrompida, das lágrimas que congelaram, de um dirigente sem papas na língua e do treinador que conduziu a Seleção Brasileira ao pentacampeonato mundial, Luiz Felipe Scolari (Felipão), entrando numa fria por duas vezes. Atuando na zaga do Caxias, Felipão esteve em campo no empate com o Cruzeiro de Porto Alegre, em 1978, e, no ano seguinte, na vitória diante do Bagé, que jogou desfalcado, sem Djalma e Alamir.
Além de relatos, a publicação traz fotos, fichas técnicas das partidas e fichas técnicas de quase todos os atletas que entraram em campo naqueles jogos. “Este é um livro diferente, pitoresco e curioso, que resgata histórias desconhecidas até por pesquisadores do futebol e que estava faltando na bibliografia futebolística brasileira”, descreve o administrador de empresas e escritor Max Gehringer, autor do prefácio da obra. Gehringer, que também é historiador de futebol.

Os jogos

17/07/1975 – Juventude (RS) 2x0 Internacional-SM (RS)
12/08/1978 – Caxias (RS) 2x2 Cruzeiro (RS)
30/05/1979 – Chapecoense (SC) 3x2 Criciúma (SC)
30/05/1979 – Esportivo (RS) 0x0 Grêmio (RS)
30/05/1979 – Caçadorense (SC) 3x1 Palmeiras (SC)
30/05/1979 – Caxias (RS) 1x0 Grêmio Bagé (RS)
30/05/1979 – Internacional (SC) 1x1 Avaí (SC)
30/05/1979 – Gaúcho (RS) 0x0 Farroupilha (RS)

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br