ANO: 26 | Nº: 6590
04/08/2020 Fogo cruzado

Assudoeste apresenta demandas regionais ao presidente

Em documento apresentado pelo presidente interino da Associação dos Municípios da Região Sudoeste (Assudoeste) Pampa Gaúcho, Cristian Becker, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ele solicitou apoio institucional do governo federal para projetos considerados estratégicos para a região.
Entre as demandas apresentadas pelas Associação, que abrange os municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, está o pedido de implementação do Parque Científico e Tecnológico Binacional e a proposta de criação da Ciclovia Internacional do Pampa. Becker argumenta que rota interligaria o território fronteiriço do Brasil e do Uruguai, por meio da BR-153, através de Bagé, Aceguá e Melo.
A Assudoeste solicitou, ainda, a ampliação do Projeto de Saneamento Básico Binacional de Aceguá, provimento de infraestrutura moderna de abastecimento de água no território fronteiriço na localidade da Serrilhada, a implementação do Programa Internet para Todos na mesma localidade, além da retomada das discussões sobre o projeto binacional de pavimentação da Estrada da Serrilhada.
A agenda apresentada pela Associação inclui, também, um pedido pela implementação da Zona Franca nas cidades gêmeas, com os Free Shops de Fronteira, no Brasil, e o fortalecimento das políticas de Segurança Pública como território fronteiriço, com ênfase nas novas ferramentas e tecnologias disponíveis. “Solicitamos a intermediação e apoio, a fim de promover políticas de Estado, fortalecendo e contribuindo para a governança e o desenvolvimento dos povos fronteiriços em consonância com a República Oriental do Uruguai”, pontua o documento.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...