MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Especial 100 Anos Jalde-Negro

Os anos iniciais

Publicada em 04/08/2020
Os anos iniciais | Especial 100 Anos Jalde-Negro | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Florêncio de Lima Py conduziu primeiros passos do clube

O presidente de honra foi José Maria Parera y Valls. Mas a função de exercer o cargo de presidente, efetivamente, foi protagonizada pelo Capitão Florêncio Py. Nascido em Porto Alegre, no dia 19 de agosto de 1888, era filho de Aurélio Py, que por sinal, foi o primeiro presidente da Federação Gaúcha de Desportos (FGD) e criador do Campeonato Gaúcho. Outras curiosidades: foi casado com Jucleía Vinhas, filha do Dr. Líbio Vinhas, e fez parte do Exército, na 6ª Divisão de Cavalaria. Precocemente, Py morreu aos 36 anos, no dia 7 de agosto de 1928.
Já os demais fundadores foram José Maria Parera, Libio Vinhas, Paulinho Bandi, Carlos Brasil, Viriato Azambuja, Leonildo e Euclides Malafaia, Osório Ripalda, Leonardo Teixeira, Átila Vinhas, Mariano Grott Tex, Carlos Suñe, Pedro Osório Rodrigues, Ruiz Antunes Carlos Couto, Dirceu Ortiz, Turíbio Alcalde, João Morales e Arnoldo Duarte.
O primeiro gramado utilizado foi o do Arrabalde Estrela D’alva, atual Quartel da Artilharia. No dia 5 de setembro de 1920, o Bagé entrava em campo para sua primeira partida oficial, o empate em 1 a 1 com o Grêmio São Gabrielense.
Conforme relatos em notícias da época, a primeira partida do Bagé realizada no estádio Pedra Moura foi justamente o primeiro clássico Ba-Gua da história, no dia 31 de julho de 1921. Valendo a Taça “Antônio Magalhães”, o jogo terminou em 1 a 1, e o autor do primeiro gol jalde-negro no Pedra Moura teve a honraria de Argeu que, mais tarde, viria a ser campeão gaúcho de 1925.
A primeira vitória aconteceu no dia 12 de novembro de 1920, por 2 a 1, sobre o Ginasial Futebol Clube. O Bagé venceu com Nandinho; Fortunato e Joaninho; Guri, Uruguaiana e Misael; Leonardo, Campeão, João, Oliveira e Páscoa. Em 11 de abril de 1921, o Bagé cumpriu sua primeira partida fora da cidade, contra o mesmo Gabrielense, em São Gabriel. E dentro da Terra dos Marechais, venceu os donos da casa, por 2 a 1.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br