MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Especial 100 Anos Jalde-Negro

Estádio Pedra Moura

Publicada em 05/08/2020
Estádio Pedra Moura | Especial 100 Anos Jalde-Negro | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Terreno foi adquirido em definitivo no dia 24 de abril de 1934

Antes de trazer alguns dados históricos, vamos ao significado do nome Pedra Moura. A alcunha se deve a existência de uma pedra na região, de grande dureza, considerava como quase impossível de se quebrar. Por isso, os torcedores do Bagé costumam fazer uma analogia com o desempenho da equipe e a força que possuía dentro de seus domínios.
O estádio é citado desde a fundação do Bagé nas páginas do jornal Correio do Sul, como “Arrabalde do Menino Deus”. A primeira partida do clube que sem tem notícia na imprensa foi justamente um clássico Ba-Gua, o primeiro da história. No dia 31 de julho de 1921, valendo a Taça Antônio Magalhães, Bagé e Guarany empataram em 2 a 2.
O terreno, com área de 11.674,60 metros quadrados, foi adquirido em definitivo, pelo clube, em 24 de abril de 1934, na administração do presidente José Fuchs, com a assinatura da escritura. Na época, pagou a quantia de 18.000 “contos de réis” para o vendedor e fazendeiro Tristão Riet, que residia em Montevidéu.
O sistema de iluminação foi inaugurado em 14 de abril de 1977. E, em 2010, os refletores passaram por uma reforma geral, fruto de uma campanha entre dirigentes e torcedores, que resultou no aumento em 50% da capacidade do sistema.
Já o pavilhão social e as atuais cabines de imprensa foram projetados entre 1969 e 1970, pelo engenheiro Fausto Osorio Alcalde. A execução foi realizada nos anos posteriores. E, em 2001, o Pedra Moura passou por uma grande reforma, inclusive com troca total do gramado. O jogo de reinauguração foi contra o Juventude.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br