MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura de Dom Pedrito esclarece informações sobre resultados de exames de Covid-19

Publicada em 05/08/2020
Prefeitura de Dom Pedrito esclarece informações sobre resultados de exames de Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Postagens nas redes sociais colocaram em suspeita o resultado de exames para Covid-19, realizados em Dom Pedrito. A manifestação sugeriu que algumas pessoas realizaram os testes tendo resultado positivo e, posteriormente, após nova coleta, os exames negativaram para o vírus. A Prefeitura se posicionou através de nota, salientando que a aplicação de testes com resultados distintos está colocando em suspeita todo o trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde no combate e prevenção a pandemia.
O Executivo esclarece que o município não tem convênio ou contrato com nenhum laboratório, farmácia ou prestador de serviço em Dom Pedrito, para testes da Covid-19, reforçando que todas as coletas realizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica são levadas diariamente e diretamente em carro com motorista da prefeitura, para o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Os testes rápidos utilizados pela prefeitura também são os recebidos pelo Estado.
O boletim oficial, com todas as informações das coletas realizadas, resultados, pacientes hospitalizados e número de monitorados, é divulgado diariamente pelo município. “Causa estranheza tamanha repercussão à respeito de boatos, colocando em dúvida um trabalho que está sendo realizado de maneira transparente desde as primeiras coletas”, pontua a nota da Prefeitura.
O Executivo ressalta, também, que todo o cidadão que quiser realizar os testes de maneira particular pode fazer em todos os laboratórios e farmácias habilitadas, porém, não há vínculo com a Prefeitura. “É necessário que todos saibam que a confiabilidade da sorologia é de, em média, 86% e, se a pessoa fizer o teste fora dos dias corretos, o percentual de confiabilidade diminui bastante. Fazer os testes sem respeitar a janela imunológica é praticamente colocar dinheiro fora”, ressalta a nota.


Aplicação dos testes

O PCR é chamado de teste ouro – detecta o vírus na fase aguda de transmissão (do 3º ao 7º dia de sintomas ou contato com pessoa positiva). Depois de sete dias não é recomendado fazer o PCR, pois o vírus não está mais no trato respiratório.
Os testes rápidos detectam anticorpos somente depois do 10º dia de sintomas. É só na fase de cura que o organismo começa a produzir os anticorpos, por isso, realizar o teste fora desse período também é ineficaz.
Outro fator importante de ressaltar, é que diversas pesquisas comprovam que algumas pessoas que tiveram contato com o vírus de forma leve, o organismo combateu o vírus mas não produziu anticorpos, isso foi detectado principalmente nos assintomáticos. Nesses casos, se fizer PCR vai positivar e, posteriormente, o teste rápido vai dar negativo.
A equipe da Vigilância Epidemiológica reforça que nenhum teste realizado tem 100% de confiabilidade e, se tratando da Covid-19 é necessário respeitar o período correto de aplicação. As metodologias de testes fora do período interferem diretamente no resultado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br