ANO: 26 | Nº: 6586
06/08/2020 Fogo cruzado

Engenharia do Exército visita obra da barragem da Arvorezinha

Foto: Deividi Leonel / Especial JM

Representantes do 1° Batalhão Ferroviário visitam obra nesta quinta-feira
Representantes do 1° Batalhão Ferroviário visitam obra nesta quinta-feira

Representantes do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, subordinados ao 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul, estarão em Bagé, nesta quinta-feira, dia 6, para conhecer o projeto da Barragem da Arvorezinha. A visita, segundo divulgado, é resultado do pedido do prefeito Divaldo Lara, do PTB, ao presidente Jair Bolsonaro. “Estamos dando início a esta parceria com o Exército que está sendo apoiada e priorizada pelo nosso presidente Jair Bolsonaro. Temos a certeza que tudo será encaminhado da melhor maneira possível para concretizar a mais esperada obra da cidade”, destaca o petebista.
Para o governo municipal, a agenda indica que o Exército começa as tratativas para dar prosseguimento à obra. O Capitão Davi Martins Chagas, Chefe de Operações, e o Tenente Luciano Pereira Bezerra, Engenheiro do Batalhão, irão às 8h até o empreendimento, acompanhados do diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), engenheiro Eduardo Mendes, e do superintendente operacional da Autarquia, engenheiro Emílio Mansur. A agenda segue às 14h, quando haverá reunião no Salão Oval da Prefeitura, com a presença do prefeito, do Coronel Carlos André Maciel Levy, chefe do Estado-Maior da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do subtenente Maurício Delgado Veleda, Adjunto de Comando.
A reunião também deve ser acompanhada pela direção e técnicos do Daeb, além de servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), que estão responsáveis pela liberação da licença ambiental da obra junto ao Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A adaptação do projeto da barragem, realizada pelo engenheiro Emílio Mansur, foi apresentada em Brasília para o Ministério do Desenvolvimento Regional pelo prefeito e pelo diretor do Daeb, Eduardo Mendes, na semana passada. O tema também foi pauta de audiência com o vice-presidente General Hamilton Mourão e com o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni. A comitiva de Bagé também participou de encontro com o ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, e com o deputado federal Giovani Cherini, do PL, líder da bancada gaúcha. “Esta foi uma importante viagem à capital Federal, pois foi possível tratar os assuntos diretamente nos Ministérios com seus ministros. Teve um aproveitamento muito bom, crucial para desenvolver as obras da Barragem”, destaca Eduardo Mendes.
Conforme o novo projeto da barragem, que sofreu adaptações, será construído, em uma primeira fase, o canal de aproximação, o vertedouro, a ensacadeira e a tomada de água. Já nesta primeira etapa, o volume acrescido nas reservas hídricas de Bagé totalizaria 7.010.574,21 metros cúbicos (m³).

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...