MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Especial 100 Anos Jalde-Negro

O dia em que Pelé pisou no Pedra Moura

Publicada em 06/08/2020
O dia em que Pelé pisou no Pedra Moura | Especial 100 Anos Jalde-Negro | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pelé (a direita) fez seu quarto gol da carreira em Bagé

É isso mesmo. O Rei do Futebol deu sua bênção no gramado do Pedra Moura. E talvez nem ele soubesse, na época, tudo que conquistaria pela frente. Essa história integra o livro “Primazias de Bagé – Um guia incompleto”, dos pesquisadores Cláudio Lemieszeck e Elida Garcia.
A história se passa em 24 de março de 1957. O Santos acabava de vir de um bicampeonato paulista e era uma das sensações do futebol brasileiro. Naquele mês, decidiu realizar uma excursão pelo Rio Grande do Sul. No caminho pela estrada, enfrentou Grêmio, Renner, Juventude, Pelotas até parar na Rainha da Fronteira, onde duelou contra um combinado constituído por jogadores de Bagé e Guarany.
E nesse time, havia um menino de 16 anos, que mal imaginavam os boleiros que, em um ano, conquistaria o primeiro título mundial da Seleção Brasileira. É ele mesmo, senhores: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Mas na época, ainda dava seus primeiros passos, tanto que era reserva de Del Vechio, então astro do Santos.
Com um Pedra Moura lotado, Del Vechio jogou alguns minutos e foi substituído por Pelé, sob vaias da torcida. Conforme relatos da época, os torcedores se decepcionaram, pois eles queriam ver mais do astro Del Vechio.
E logo que aquele menino entrou em campo, em pouco tempo, mostrou para que veio. Pelé recebeu na intermediária, avançou, driblou dois zagueiros e estufou as redes do Pedra Moura. Segundo o livro, este foi o quarto gol na carreira profissional de Pelé, e o primeiro marcado no Rio Grande do Sul.
Em seguida, os bajeenses empataram a partida, fechando o 1 a 1. Participaram do combinado Ba-Gua grandes nomes, muitos deles, com carreira nacional nos anos seguintes: Leo, Bataclan, Carioca, Saulzinho, Ataíde, Barradinhas, Calvete, Max, Sérgio e Luís.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br