MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Especial 100 Anos Jalde-Negro

Paulo de Souza Lobo (Galego): o técnico com mais jogos

Publicada em 06/08/2020
Paulo de Souza Lobo (Galego): o técnico com mais jogos | Especial 100 Anos Jalde-Negro | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Galego recebeu o título de Cidadão Bajeense em 1977

Ninguém comandou a casamata jalde-negra mais do que Paulo de Souza Lobo (1923-1996), conhecido como Galego. Entre 1971 e 1977, treinou o Bagé por 405 jogos, de maneira não-consecutiva, o que lhe proporcionou a carregar de técnico com mais partidas na história do clube.
Nascido em Piratini, em 23 de fevereiro de 1926, Galego permaneceu na terra natal até os seis anos. Depois, partiu para Pelotas. E foi por lá que começou a carreira como jogador, com ponto de partida no Brasil de Pelotas. Depois, foi emprestado para o Cruzeiro de Cachoeirinha (na época, de Porto Alegre), onde sofreu uma lesão no joelho e acabou retornando a Pelotas para encerrar a carreira no Brasil, de forma precoce.
Assim que pendurou as chuteiras, Galego começou a carreira de treinador, que envolveu Brasil de Pelotas, Pelotas, Farroupilha, São Paulo-RG e Riograndense-RG. Mas foi na colmeia que Galego deixou um legado notável.
Durante a década de 70, esteve presente em várias conquistas, com esquadrões que marcam até hoje as memórias dos antigos torcedores. Destaque para a conquista da Taça do Governador do Estado, em 1974, torneio que servia para manter os clubes do interior ativos enquanto a dupla Gre-Nal se preocupava com o Campeonato Brasileiro.
A glória de Galego fez com que, em 1977, recebesse o título de Cidadão Bajeense, pela Câmara de Vereadores, pelo então vereador Iolando Maurente. Reportagem publicada no jornal Correio do Sul, em 28 de dezembro de 1977, destaca o feito:

“Por que conceder o título a um profissional? Talvez alguém pense assim. Mas, mesmo como profissional, como realmente o é, e certamente muito bem recompensado, Paulo de Souza Lobo esmerou-se em suas funções, ultrapassou a órbita de suas atribuições, passou de treinador a um legítimo “ministro sem pasta”, um administrador dos mais capazes. Sempre procurando defender os interesses do futebol do interior, Galego notabilizou-se também neste particular.
O título de “Cidadão Bageense” que conferirá hoje o Legislativo Municipal, através de proposição do vereador Iolando Maurente, é, pois, um prêmio justíssimo a um profissional dos mais capacitados e dedicados, que soube se impor no seio da coletividade que hoje o acolhe como um filho dos mais ilustres”.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br