Cidade
Atendimentos via Telecovid auxiliaram na confirmação de seis casos na cidade
Disponível desde o final de julho, a Prefeitura de Bagé anunciou, recentemente, que o Telecovid expandiu os atendimentos também para o WhatsApp. O canal tem como objetivo melhorar o desempenho na contenção crescente de contaminados, realizando atendimentos à distância.
De acordo com as informações repassadas pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, até o momento, desde que o canal foi aberto para atendimentos, em 22 de julho, já foram realizados 309 contatos. Através dos contatos realizados pelo canal, seis casos positivos foram confirmados e 17 negativados, além de um óbito informado, de um paciente que, até então, era suspeito de ter contraído o vírus. A confirmação só veio após o óbito, com a chegada do resultado do exame.
Entre os principais questionamentos encaminhados pelos pacientes suspeitos e confirmados de contágio por covid-19, os principais são relativos, além de informações sobre sintomas, como funciona o isolamento e quando este deve ser encerrado, dúvidas sobre o tempo de espera pelos exames e solicitação de atestados para os pacientes monitorados.
A coordenadora de Atenção Básica, Anelise Lins, explica que o atendimento das ligações é realizado por telefonistas e assistentes sociais qualificados sobre o tema. Em casos mais técnicos, as ligações são repassadas para as enfermeiras, que são as coordenadoras do Telecovid.
O número do WhatsApp do Telecovid é o (53) 999 384632, além do convencional (53) 32405237. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.